Ato de profissionais da enfermagem ocupa Avenida Fernandes Lima
Categoria protesta contra implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal
Profissionais da enfermagem das redes privada e filantrópica decidiram fechar a Avenida Fernandes Lima, em Maceió, nesta quarta-feira (07), em protesto contra a imposição da implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal. Nas primeiras horas da manhã, a categoria havia se reunido na Praça Centenário.
Com uso de faixas e distribuição de panfletos, a categoria denuncia a adesão da jornada, prática considerada irregular pelas leis trabalhistas em vigência no país.
Com a implantação da jornada, auxiliares, técnicos e enfermeiros passariam a trabalhar 36 horas semanais, elevando a carga horária 144 para 180 horas mensais, sem direito a folgas semanais ou feriados.
Por conta do ato, o trânsito em uma das principais avenidas de Maceió segue congestionado.
Empresas recorrem da decisão da Justiça
Embora o Tribunal Superior do Trabalho (TST) tenha decidido que a implantação da jornada de 12x36h só seria válida para novos contratos, as empresas de saúde representadas pelo Sindicato dos Hospitais, recorreu da decisão. A reforma trabalhista prevê a mudança, mas a Lei diz que ela só pode ser aplicada através de acordo firmado com a participação do Sindicato.
“Apesar da Lei prevê, as empresas seguem coagindo os profissionais a assinar a concordância com a aplicação da jornada, gesto ilegal e imoral, pois submeter o trabalhador a tal medida é um risco para a saúde do profissional e dos pacientes por ele atendidos. A responsabilidade desse absurdo é da empresa, que trata o auxiliar e o técnico em enfermagem de maneira humilhante, quando os expõe a condições tão degradantes e ainda querer exigir uma sobrecarga danosa a saúde de maneira geral”, denuncia o presidente do Sateal, Mário Jorge.
Veja também
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
