Setor de serviços recua 1,3% durante o mês de agosto em AL
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
Nesta quarta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). De acordo com os dados da pesquisa, o setor de serviços recuou 1,3% em Alagoas no mês de agosto, na comparação com julho, resultado que indicou perda após duas taxas positivas. Anteriormente, os avanços haviam sido de 3,8% e 8,4% nos meses de junho e julho, respectivamente.
Em comparação com o mesmo período do ano passado - agosto de 2019-, o recuo do setor foi de 23,4% em Alagoas. No acumulado em 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 19,6%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 15,1%.
No Brasil, o setor avançou 2,9% na passagem de julho para agosto, a terceira alta seguida, acumulando um crescimento de 11,2% nos três últimos meses. Já em relação a agosto de 2019, o volume de serviços recuou 10%, sexta taxa negativa seguida nessa base de comparação. No acumulado em 2020, a queda é de 9%. Em 12 meses, o recuo é de 5,3%, mantendo o indicador em trajetória descendente iniciada em janeiro e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012.
“Apesar de três altas seguidas, o setor de serviços ainda está 9,8% abaixo do patamar de fevereiro (-1,1%)”, diz o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, ao analisar o cenário nacional, lembrando que a queda registrada em fevereiro não tem relação com a pandemia. “Esse recuo foi conjuntural e refletia, à época, uma acomodação do setor frente ao maior dinamismo apresentado no fim do ano passado. Portanto, os serviços acumularam na pandemia, entre março e maio, perda de 18,9%”, explica.
Veja também
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
