Mais de 14 milhões de EPIs foram distribuídos durante a pandemia em AL
Números atestam compromisso com a segurança dos profissionais de saúde
É fato reconhecido nacionalmente: o Governo de Alagoas foi e continua sendo exemplo na gestão da crise sanitária provocada pela Covid-19. Os números e as estatísticas positivas comprovam. Entre tantos aspectos graves relacionados à pandemia, o Executivo estadual não poupou esforços para, além de orientar e atender à população alagoana com responsabilidade e competência, tornar a aplicação dos recursos disponível e transparente.
Na última quarta-feira (14), o site Alagoas Contra o Coronavírus trouxe a publicação de mais um Boletim de Distribuição de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. O documento emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, entre 18 de março e 14 de outubro, o Governo do Estado distribuiu mais de 14 milhões de unidades de EPIs. Mais precisamente: 14.276.020 itens, entre luvas, toucas, óculos de proteção, aventais, sapatilhas, máscaras e álcool líquido e em gel.
A distribuição estratégica dos EPIs atendeu às necessidades das unidades de saúde da Sesau e da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), da rede hospitalar e pré-hospitalar e dos agentes de Segurança Pública, entre outros.
Numa corrida sem precedentes contra o tempo – e contra um vírus – para salvar o maior número possível de vidas, as medidas adotadas e os investimentos realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura e recursos humanos foram eficazes. Enquanto inúmeros países no mundo e diversos estados do Brasil sofreram com a escassez de insumos no mercado global, o Estado de Alagoas foi previdente, se antecipou à demanda crescente e garantiu a proteção e a segurança dos profissionais de saúde.