Coronavírus pode sobreviver por até 28 dias em celular e dinheiro, diz estudo
Pesquisadores mostraram que vírus permanece infeccioso por mais tempo em temperaturas mais baixas.

O vírus responsável pela Covid-19 pode sobreviver em notas de dinheiro, em telas de celulares e no aço inoxidável por até 28 dias, segundo um estudo divulgado pela agência científica nacional da Austrália (CSIRO).
A descoberta sugere que o SARS-CoV-2 tem a capacidade de permanecer em superfícies por muito mais tempo do que se pensava. O estudo foi publicado na revista científica “Virology Journal”.
Os pesquisadores descobriram que, a 20 graus Celsius e no ambiente controlado do laboratório, o vírus SARS-CoV-2 permanece infeccioso por 28 dias em superfícies lisas, como vidro de telas de celulares e cartões plásticos.
Outros experimentos foram realizados a 30 e 40 graus Celsius, com tempos de sobrevivência diminuindo com o aumento da temperatura.
“Nossos resultados reforçam a necessidade de boas práticas, como a lavagem regular das mãos e limpeza das superfícies”, alertou a diretora adjunta da Australian Centre for Disease Preparedness (ACDP) Debbie Eagles.
Em comparação, o vírus da gripe pode sobreviver nas mesmas circunstâncias por 17 dias.
Os experimentos foram realizados no escuro, já que a luz ultravioleta demonstrou matar o vírus. "Estabelecer por quanto tempo o vírus realmente permanece nas superfícies nos permite prever e mitigar sua disseminação com mais precisão, e fazer um trabalho melhor de proteger o nosso povo", disse o presidente-executivo da CSIRO, Larry Marshall.
Veja também
Últimas notícias
Homem ameaça ex-esposa e pais da vítima em Arapiraca

Homem é autuado por injúria contra primo em Cacimbinhas

Homem é detido por desacatar policiais em Quebrangulo

Mulher tenta apartar briga e acaba sendo atacada com faca e pedra pelo próprio irmão na Santa Lúcia

Homem é preso após espancar a companheira e tentar matá-la com golpes de arma branca

Mesmo com chuva, público lota Lago da Perucaba no encerramento do São João de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
