Renan Filho diz que é papel da Justiça Eleitoral fiscalizar aglomerações
Governador disse que não cabe ao Estado fiscalizar se o distanciamento social está sendo descumprido em eventos políticos
A aglomeração de pessoas em eventos políticos promovidos por candidatos nas eleições municiais foi um dos temas discutidos em coletiva de imprensa do Governo de Alagoas, nesta quarta-feira (21), sobre a retomada de atividades educacionais no Estado.
O governador Renan Filho (MDB) disse que não cabe ao Estado fiscalizar se o distanciamento social está sendo cumprido em eventos políticos. “O Estado já regulamentou eventos de até 300 pessoas ao ar livre, e a competência de fiscalizar é da Justiça Eleitoral, que já cancelou alguns”, destacou.
Ele também enfatizou o posicionamento de alguns candidatos que optaram pelo cancelamento de caminhadas e reuniões que possam gerar aglomeração de pessoas. “Inclusive alguns candidatos já tomaram a decisão de não realizar mais esse tipo de atividade de campanha”, disse.
No dia 13 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a invalidação da portaria nº 05/2020 da 17ª Zona Eleitoral, que suspendeu a realização de comícios e caminhadas. Com isso, a realização de eventos ficou liberada, desde que as medidas sanitárias de prevenção ao coronovírus sejam cumpridas.
“A realização de comícios, caminhadas ou quaisquer outros atos de campanha estão permitidos pela autoridade sanitária do Governo do Estado de Alagoas, desde que observados os critérios de salubridade e segurança. Na seara da jurisdição eleitoral cabe tão somente a limitação dos atos de campanha, nos exatos moldes das determinações estabelecidas pelas autoridades sanitárias competentes”, explicou o desembargador Eduardo Antônio de Campos Lopes, relator do mandado de segurança.
Em Maceió, os candidatos à prefeitura Alfredo Gaspar (MDB) e Davi Filho (Progressistas) irão manter a suspensão de suas atividades de campanha que poderiam gerar aglomeração de pessoas, mesmo com a autorização do TRE.
Últimas notícias
TRE-AL divulga editais inéditos para composição de listas tríplices da advocacia
Cadeira Gigante ganha vida nova com estrutura repaginada na orla de Ponta Verde
Polícia Militar apreende armas, drogas e munições em operações no interior do estado
Jovem é achada morta com ferimentos na cabeça e sinais de violência sexual em Palmeira dos Índios
Homem morre em acidente de moto no bairro Massaranduba, em Arapiraca
Polícia cumpre mandados contra suspeitas de desvio de R$ 600 mil de recursos públicos em ONG de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
