Covid-19: Anvisa diz que liberação de vacina não terá influência política
O presidente Jair Bolsonaro travou uma guerra com o governador João Doria sobre a aquisição de doses da Coronavac, contra o coronavírus
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o contra-almirante Antonio Barra Torres, afirmou que não haverá influência política ou de qualquer outra natureza no processo de licenciamento de vacinas contra o novo coronavírus.
“O trabalho da Anvisa no caso de desenvolvimentos vacinais é um trabalho que já ocorreu, que foi anuir, ou seja, autorizar os protocolos. Uma vez feita a anuência, vamos acompanhá-los e trabalhar para a concessão do registro daqueles que forem solicitados. Esse processo não pode sofrer alteração, influência ou ação que não da ciência e apego à boa técnica”, disse Torres.
Ele evitou comentar o embate entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, referente à compra de vacina por parte do governo federal.
Nessa terça-feira (20/10), o ministro da Saúde assinou protocolo de intenção e comunicou governadores sobre a aquisição de 46 milhões de dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech, para imunização contra o novo coronavírus.
Após o anúncio, no entanto, Bolsonaro desautorizou Pazuello e afirmou que mandou cancelar a assinatura do protocolo.
A declaração foi dada em Iperó, no interior paulista, onde o chefe do Executivo cumpre agenda nesta quarta-feira (21/10).
Segundo Bolsonaro, “houve uma distorção” por parte de João Doria no entendimento do governador sobre o protocolo de intenções. “Já mandei cancelar, se ele assinou. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade, até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado por ela, a não ser nós”, frisou.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
