IBGE: Em Alagoas, taxa de desocupação chegou a 16,6% em Setembro, a maior da série histórica da pesquisa
Em maio, o primeiro mês da pesquisa, a taxa era de 12,7%
Dados da Pnad Covid-19 Mensal, divulgada na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que a taxa de desemprego em Alagoas passou de 16,4%, em agosto, para 16,6% em setembro, a maior da série histórica da pesquisa. Em maio, o primeiro mês de coleta, a taxa era de 12,7%, percentual que subiu para 15,3% em junho e alcançou 15,7% em julho.
Em maio, 141 mil pessoas estavam desocupadas em Alagoas. O mês de setembro registrou um contingente de 186 mil, ou seja, havia 45 mil pessoas a mais que procuraram efetivamente um trabalho, mas não encontraram.
Já a estimativa da população ocupada em Alagoas para o mês de setembro foi de 937 mil pessoas, aumento de 1% frente ao mês anterior e redução de 3,3% em relação a maio. Com esses resultados, a força de trabalho em Alagoas passou de 1,11 milhão, em maio, para 1,12 milhão, em setembro.
Para o IBGE, a taxa de desemprego é o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas que estão na força de trabalho, sendo essa categoria a soma do número de pessoas ocupadas e desocupadas em determinada população. As pessoas desocupadas, por sua vez, são aquelas sem trabalho que estavam disponíveis e tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo, ou seja, pressionaram ativamente o mercado. Da mesma forma, consideram-se desocupadas as pessoas que já haviam conseguido trabalho e iriam iniciá-lo após a semana de referência da entrevista.
Cai número de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho por causa do distanciamento social
Os resultados da edição mais recente da Pnad Covid-19 também mostraram uma queda no número de pessoas ocupadas e que estavam afastadas do trabalho por causa do distanciamento social. Em setembro, esse grupo era de 54 mil pessoas, a quarta queda consecutiva. No mês de maio, eram 217 mil pessoas nessa situação.
Veja também
Últimas notícias
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
