IBGE: Em Alagoas, taxa de desocupação chegou a 16,6% em Setembro, a maior da série histórica da pesquisa
Em maio, o primeiro mês da pesquisa, a taxa era de 12,7%
Dados da Pnad Covid-19 Mensal, divulgada na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que a taxa de desemprego em Alagoas passou de 16,4%, em agosto, para 16,6% em setembro, a maior da série histórica da pesquisa. Em maio, o primeiro mês de coleta, a taxa era de 12,7%, percentual que subiu para 15,3% em junho e alcançou 15,7% em julho.
Em maio, 141 mil pessoas estavam desocupadas em Alagoas. O mês de setembro registrou um contingente de 186 mil, ou seja, havia 45 mil pessoas a mais que procuraram efetivamente um trabalho, mas não encontraram.
Já a estimativa da população ocupada em Alagoas para o mês de setembro foi de 937 mil pessoas, aumento de 1% frente ao mês anterior e redução de 3,3% em relação a maio. Com esses resultados, a força de trabalho em Alagoas passou de 1,11 milhão, em maio, para 1,12 milhão, em setembro.
Para o IBGE, a taxa de desemprego é o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas que estão na força de trabalho, sendo essa categoria a soma do número de pessoas ocupadas e desocupadas em determinada população. As pessoas desocupadas, por sua vez, são aquelas sem trabalho que estavam disponíveis e tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo, ou seja, pressionaram ativamente o mercado. Da mesma forma, consideram-se desocupadas as pessoas que já haviam conseguido trabalho e iriam iniciá-lo após a semana de referência da entrevista.
Cai número de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho por causa do distanciamento social
Os resultados da edição mais recente da Pnad Covid-19 também mostraram uma queda no número de pessoas ocupadas e que estavam afastadas do trabalho por causa do distanciamento social. Em setembro, esse grupo era de 54 mil pessoas, a quarta queda consecutiva. No mês de maio, eram 217 mil pessoas nessa situação.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
