Proex e Fundepes levam Ufal a atuar como Verificador Independente cobrando Braskem a pagar indenizações do Pinheiro
A atividade do Verificador Independente é exercida de forma neutra e com independência técnica, fiscalizando a execução do acordo e aferindo o desempenho da Braskem
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), devem levar a Ufal a atuar como Verificador Independente no caso do afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, na busca por celeridade no pagamento das indenizações aos moradores pela mineradora Braskem S.A.
Nesta segunda-feira (26), a Seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil anunciou que vai ajuizar ação na forma de Amicus Curiae, com base em normas da Constituição Federal como o direito à moradia, solicitando ao Poder Judiciário a liberação e o pagamento imediato dos valores devidos pela Braskem S.A. aos moradores destes bairros.
A empresa, controlada pela Odebrecht, assinou um acordo de R$ 2,7 bilhões para compensar moradores afetados pela atividade de mineração, sendo que a mineradora era alvo de quase R$ 40 bilhões em ações judiciais.
"Como Verificador Independente, esta Pró-Reitoria de Extensão ao lado da Fundepes teriam como missão monitorar e aferir o desempenho da Braskem S.A. rumo à efetivação e o pagamento das indenizações aos moradores afetados pelo fenômeno de subsidência, auxiliando o Poder Público na fiscalização rumo a um correto e rápido cumprimento das obrigações da empresa mineradora junto à sociedade maceioense prejudicada”, afirmou o Pró-Reitor de Extensão da Ufal, prof. Dr. Clayton Santos.
Conceito oriundo do cenário e das regulamentações das Parceiras Público-Privadas (PPPs) no Brasil, o Verificador Independente é a pessoa jurídica que atua para monitorar e aferir o desempenho do parceiro privado, auxiliar o poder concedente e o Poder Público na fiscalização, dentre outras atribuições sendo apta a atuar com total imparcialidade e independência frente às partes.
“O objetivo do Pacto por Maceió é contribuir com o encaminhamento de ações focadas na gestão da maior crise vivida pela nossa cidade desde sua fundação. A atuação como Verificador Independente pela Ufal, irá promover um monitoramento mais efetivo que se faz necessário neste momento”, explicou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.
A atividade do Verificador Independente é exercida de forma neutra e com independência técnica, fiscalizando a execução do acordo e aferindo o desempenho da Braskem, caso prospere a Ação da OAB/AL.
Veja também
Últimas notícias
Rodrigo Cunha acompanha início das obras do Mercado Público do Tabuleiro
Decisão de Aécio sobre presidência impacta JHC em Alagoas
Veja imagem de 'Vitinho' quase dois anos após o crime que chocou Alagoas
Arthur Lira amplia abastecimento e leva água a 160 mil no Sertão de Alagoas
"Que esse caso não fique impune", diz Leonam Pinheiro sobre prisão de Vitinho
Fabio Costa parabeniza Polícia Civil por prisão de suspeito de estupro em Coité
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
