Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti em bairros de Maceió
Bebedouro, Chã da Jaqueira e Bom Parto estão sendo visitados pelos agentes de endemias

Desde a última segunda-feira (26), agentes de Combate às Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), têm intensificado as ações preventivas de combate ao Aedes Aegypti para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O trabalho tem se concentrado nos bairros de Bebedouro, Chã da Jaqueira e Bom Parto.
“Fizemos um levantamento de dados dos últimos dois anos e constatamos 18 bairros de Maceió com maior risco de transmissão dessas arboviroses e por isso resolvemos dar uma maior atenção a essas localidades. Com essa ação, completaremos oito bairros com 100% dos seus domicílios visitados pelos nossos agentes”, afirmou Walbertson Miranda, coordenador do Programa de controle do Aedes aegypti, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS.
De acordo com Sérgio Oliveira, supervisor do Programa na Chã da Jaqueira, as visitas domiciliares estão sendo realizadas em caráter educativo, seguindo as mais recentes orientações do Ministério da Saúde. “Neste período da pandemia, estamos evitando atividades no intradomicílio das pessoas, assim conseguimos preservar tanto a nossa saúde quanto a das famílias visitadas. Nosso trabalho está sendo orientar quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e alertar sobre os sinais e sintomas relacionados às doenças ocasionadas por ele”, explicou.
Moradora da Chã da Jaqueira, dona Josefa Pastora recebeu a visita das equipes e aprovou a ação. “Todo mundo precisa fazer a sua parte e essas visitas são boas porque os agentes mostram o que é preciso fazer para evitar esse mosquito. Já aprendi muita coisa com eles, não deixo água parada na minha casa, todos os meus vasos de plantas são na areia e quando reservo água, deixo tudo tampado”, contou.
A Vigilância Epidemiológica também oferece o serviço de Disque Denúncia, pelo 3312-5495 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Pelo canal de atendimento, a população pode ligar em casos de denúncias sobre focos do Aedes aegypti e outros animais que transmitem doenças como ratos, escorpiões, moscas e barbeiros.
Veja também
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
