Eleições

Alfredo Gaspar diz que Saúde e Educação na Primeira Infância estão entre as prioridades

Ele apresentou seu Programa de Governo 2021-2024, para a Infância e Juventude, às lideranças dos novos conselheiros tutelares

Por Assessoria 07/11/2020 12h12
Alfredo Gaspar diz que Saúde e Educação na Primeira Infância estão entre as prioridades
Alfredo Gaspar diz que Saúde e Educação na Primeira Infância estão entre as prioridades - Foto: Assessoria

O candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB), apresentou no final da tarde de sexta-feira (06), no auditório do Maceió Mar Hotel, seu Programa de Governo 2021-2024, para a Infância e Juventude, às lideranças dos novos conselheiros tutelares. O grupo foi eleito em outubro de 2019 e a posse se deu em fevereiro desse ano. 

Alfredo parabenizou os eleitos presentes ao encontro e assegurou que vai valorizar ainda mais o trabalho dos conselheiros nas dez regiões administrativas do município, equipando e incentivando as equipes. “É muito importante o trabalho de vocês na proteção da Infância e Juventude, quero destacar meu compromisso principalmente em relação aos mais vulneráveis, com foco na Primeira Infância e a instalação de novas creches em toda Maceió, na escola em tempo integral e na redução da evasão escolar. Bem como apoiar vocês no trato amplo e efetivo da criança e da juventude”, disse.

Para as crianças de 0 a 6 anos – a chamada Primeira Infância – o Plano de Governo de Alfredo Gaspar está baseado, principalmente, em planos e ações no binômio saúde/educação, para o desenvolvimento, proteção e valorização das crianças. “Vamos realizar o acompanhamento do desempenho maternal-escolar das crianças, com a abertura de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer. Esse foco na Educação Infantil vem junto com a necessidade de pais e mães que precisam trabalhar ou buscar trabalho e na maioria das vezes não têm onde deixar seus filhos, principalmente mulheres que são chefes de família. Vivemos uma crise sem precedentes no que tange ao desemprego, à falta de oportunidades”, completou Alfredo.

Para implantar o programa, adiantou Alfredo, a gestão vai considerar as características socioeconômicas de cada região da cidade, priorizando aquelas que apresentam um padrão mais vulnerável. “Quanto aos recursos, vamos buscar parcerias, convergência com as ações do governo federal e estadual e gerir de forma mais direcionada os recursos já disponíveis para a educação, que inclusive vão receber um percentual maior, depois que o Congresso aprovou o Novo Fundeb”, assinalou.

Na Saúde Infantil, Alfredo Gaspar vai fortalecer e qualificar os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ampliando as visitas domiciliares para crianças da Primeira Infância cadastradas no Programa Bolsa Família, integrando as políticas de saúde, assistência social e educação, bem como promover ações de orientação para estimular a população a adotar cuidados preventivos. “Vamos, da mesma forma, fortalecer a política nutricional e a segurança alimentar da merenda escolar para promover o desenvolvimento do aluno por meio de uma alimentação saudável e com os nutrientes adequados a cada fase da vida”, disse.

O plano também projeta a formação de uma rede de cuidados de saúde integral da mulher, da criança e do adolescente, como a implantação do Centro Oncológico Infantil em parceria com a rede filantrópica de hospitais, criando um espaço adequado e exclusivo para o tratamento de crianças vítimas de câncer e doenças hematológicas. “Vamos implantar também uma Policlínica Pediátrica 24h para ofertar assistência médica integrada para bebês, crianças, adolescentes e gestantes”, concluiu Alfredo.