Polícia

Caso Jonas: esposa indica nomes de pms e testemunhas que o viram ser levado

Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL acompanha o caso

Por 7Segundos 13/11/2020 11h11 - Atualizado em 13/11/2020 11h11
Caso Jonas: esposa indica nomes de pms e testemunhas que o viram ser levado
Jonas Seixas, de 32 anos, está desaparecido desde o dia 9 de outubro - Foto: Arquivo Pessoal

Maria Angélica, esposa do pedreiro que está desaparecido há mais de um mês após uma abordagem da Polícia Militar de Alagoas (PM) no bairro do Jacintinho, apontou os nomes dos policiais militares que levaram com Jonas Seixas.

O depoimento na Delegacia Geral de Polícia Civil, que ocorreu na terça-feira (10), foi acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), por meio da Comissão de Direitos Humanos, acompanhou.

Ao 7Segundos, o presidente da Comissão, Daniel Gueiros, também confirmou que Angélica Maria repassou os nomes das testemunhas que viram Jonas Seixas ser colocado no porta-malas da viatura da PM/AL e desaparecer na Grota do Cigano.

O desaparecimento é investigado por uma comissão delegados formada por Eduardo Mero, Rosimeire Vieira e Bruno Emílio. Além da OAB/AL, o Ministério Público do Estado (MPE) e Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) também acompanha o caso.

Por causa das circunstâncias em que o desaparecimento ocorreu, a Corregedoria da PM/AL também apura o caso. Os órgãos cobram a identidades dos policiais possivelmente envolvidos.

O desaparecimento

Na última segunda-feira (09), o desaparecimento do pedreiro de 32 anos, Jonas Seixas, completou um mês. Ele sumiu durante uma abordagem da PM na Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho, em Maceió.

Informações de testemunhas dão conta de que Jonas foi preso, porém não encontrado na Central de Flagrantes I, local que os policiais apontaram que iriam levá-lo. Também foi constatado que não consta nenhum mandado de prisão em seu nome no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça.

A Polícia Civil designou uma comissão delegados para o caso e os trabalhos investigativos estão sendo comandados pelos delegados Eduardo Mero, Rosimeire Vieira e Bruno Emílio.


O que testemunhas viram?

Momentos antes de Jonas Seixas ser preso por policiais militares e desaparecer, uma guarnição da PM esteve na residência dele. De acordo com relato da esposa do pedreiro, Angélica Maria, à imprensa, a casa foi invadida pelas policiais na presença dos filhos deles.

Segundo relatos de vizinhos, Jonas Seixas foi localizado pela guarnição entre os becos da Grota do Cigano. Os militares teriam jogado spray de pimenta em seus olhos e o colocado na viatura.