UPA Trapiche conquista manutenção de selo que reconhece padrões internacionais
Unidade é a única UPA do estado de Alagoas certificada pela Organização Nacional de Acreditação

Pela segunda vez consecutiva, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, em Maceió, conquistou o selo ONA 1 - Acreditado. A certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a instituições de saúde que cumprem ou superam os padrões de qualidade e segurança definidos no Manual Brasileiro de Acreditação.
A manutenção do selo ocorreu após a avaliação de todas as suas áreas de atividades, incluindo processos, protocolos, aspectos estruturais e assistenciais.
Gerenciada pela organização social ISAC - Instituto Saúde e Cidadania, em 2019, a UPA Trapiche da Barra foi a 5° Unidade de Pronto Atendimento a conquistar a certificação no Brasil. Ela é a única unidade de saúde pública Acreditada pela ONA em Alagoas.
A manutenção do selo ONA 1 – Acreditado pelo ISAC para a UPA Trapiche da Barra aconteceu em pleno período de pandemia e demonstrou que é possível ter um ambiente seguro, humanizado e assistência de qualidade no Sistema Único de Saúde mesmo em crise, como lembrou Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.
Para ela, a aprovação da manutenção é fruto do empenho de toda equipe, que está em busca pela melhoria contínua na instituição. “Cada um com seu papel e responsabilidades é peça fundamental na construção do serviço de qualidade que oferecemos aos usuários. Foi esse trabalho em equipe, esse engajamento que nos levou além, que resultou na manutenção do selo ONA Nível 1, que assegura como base dos nossos processos a qualidade e segurança assistencial”.
Serviços
Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.
A unidade dispõe de 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.
Em 2019, a média mensal de atendimentos foi de 10.024 pacientes. Mais de 70% deles foram referenciados para a área de Clínica Médica. Os demais casos foram atendidos pela Odontologia, Pediatria e Ortopedia.
Acreditação
A acreditação é um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
