Saúde

UPA Trapiche conquista manutenção de selo que reconhece padrões internacionais

Unidade é a única UPA do estado de Alagoas certificada pela Organização Nacional de Acreditação

Por Assessoria 16/11/2020 19h07
UPA Trapiche conquista manutenção de selo que reconhece padrões internacionais
UPA Trapiche da Barra conquista manutenção de selo que reconhece padrões internacionais - Foto: Assessoria

Pela segunda vez consecutiva, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, em Maceió, conquistou o selo ONA 1 - Acreditado. A certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a instituições de saúde que cumprem ou superam os padrões de qualidade e segurança definidos no Manual Brasileiro de Acreditação.

A manutenção do selo ocorreu após a avaliação de todas as suas áreas de atividades, incluindo processos, protocolos, aspectos estruturais e assistenciais.

Gerenciada pela organização social ISAC - Instituto Saúde e Cidadania, em 2019, a UPA Trapiche da Barra foi a 5° Unidade de Pronto Atendimento a conquistar a certificação no Brasil. Ela é a única unidade de saúde pública Acreditada pela ONA em Alagoas.

A manutenção do selo ONA 1 – Acreditado pelo ISAC para a UPA Trapiche da Barra aconteceu em pleno período de pandemia e demonstrou que é possível ter um ambiente seguro, humanizado e assistência de qualidade no Sistema Único de Saúde mesmo em crise, como lembrou Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.

Para ela, a aprovação da manutenção é fruto do empenho de toda equipe, que está em busca pela melhoria contínua na instituição. “Cada um com seu papel e responsabilidades é peça fundamental na construção do serviço de qualidade que oferecemos aos usuários. Foi esse trabalho em equipe, esse engajamento que nos levou além, que resultou na manutenção do selo ONA Nível 1, que assegura como base dos nossos processos a qualidade e segurança assistencial”.

Serviços

Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.

A unidade dispõe de 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Em 2019, a média mensal de atendimentos foi de 10.024 pacientes. Mais de 70% deles foram referenciados para a área de Clínica Médica. Os demais casos foram atendidos pela Odontologia, Pediatria e Ortopedia.

Acreditação

A acreditação é um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.