Moro defende fim da reeleição: “no Brasil não funcionou bem”
Ex-presidente já havia concordado
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu em sua coluna publicada na revista Crusoé o fim da reeleição para cargos do Executivo. No Twitter, afirmou nesta 2ª feira (23.nov.2020) que a prática “não funcionou bem” no Brasil, além de ser instrumento que “potencializa o surgimento de caudilhos, lideranças populistas ou candidatos a ditadores”.
Na avaliação do ex-ministro, que é cotado como 1 dos postulantes à Presidência, na corrida eleitoral de 2022, a medida se torna necessária para a proteção da democracia brasileira. “Durante toda a República, convivemos bem sem a reeleição de presidentes”, escreveu Moro, em referência à emenda aprovada em 1997. Segundo ele, foi uma consequência de “razões muito circunstanciais – permitir a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso”.
O ex-juiz ainda cita que o próprio FHC recentemente considerou a aprovação da reeleição como 1 erro. Na ocasião, o ex-presidente publicou 1 artigo no jornal O Estado de S. Paulo em setembro de 2020 afirmando que foi 1 “erro” histórico a aprovação da emenda constitucional nº 16, que abriu a possibilidade de reeleição de quem ocupa cargos no Poder Executivo em todos os níveis de governo.
“Devo reconhecer que historicamente foi 1 erro: se 4 anos são insuficientes e 6 parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no 4º ano o eleitorado dê 1 voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos 1 mandato de 5 anos e ponto final”, afirmou no texto opinativo “Reeleição e crises”.
Para Sergio Moro, a medida impulsiona aspectos negativos da política nacional, abrindo espaço para culto à personalidades e para a resistência na implementação de medidas necessárias, mas que geram impopularidade.
Últimas notícias
Kel Ferreti se apresenta à polícia e volta a ser preso por condenação por estupro
Homem é assassinado a tiros em bar no município de Girau do Ponciano
Homem se tranca em banheiro de apartamento para evitar agressões da companheira em Arapiraca
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
