Crianças e jovens em vulnerabilidade social vão praticar esportes na Ufal
Programas Segundo Tempo e Esporte sem Fronteiras atenderão um total de 2.100 estudantes da Universidade e de escolas públicas
Unir educação e esporte para promover conhecimento e possibilidades para mudança de vida. As instalações dos campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além do ensino e da pesquisa, também serão utilizadas para que estudantes universitários, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social tenham a oportunidade de praticar diferentes modalidades esportivas.
A iniciativa surge de uma parceria entre o Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal e a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), gerenciada por Fabíola Pulga Molina, do Ministério da Cidadania. As vagas para a prática das atividades serão abertas por meio de três programas: Segundo Tempo Universitário, Segundo Tempo Padrão (promovidos pela Snelis) e Esporte sem Fronteiras, esse último criado e proposto pelo Iefe.
“Formar parcerias com diferentes órgãos, institutos e áreas do conhecimento tem sido uma prática constante do Iefe. Desse modo, acreditamos na cooperação em busca de possibilidades de ofertas dos diferentes saberes para a população carente”, destacou a diretora do Instituto, Leonéa Santiago.
De acordo com o gerente de Esporte da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pedro Balikian, essas três parcerias já estão consolidadas e, no total, 2.100 crianças, adolescentes e jovens universitários serão beneficiados. A expectativa é iniciar as atividades em fevereiro de 2021, após liberação do uso dos espaços por causa da pandemia.
“Essas propostas colocam a Ufal numa condição de vanguarda do cenário nacional. Programas esportivos que visam pessoas de maior vulnerabilidade social e as contemplam com uma vivência no ambiente universitário, associando a prática do esporte como uma ferramenta de inclusão social, mas também incentivando o conhecimento, ampliando as oportunidades para a vida”, destacou Balikian.
Mais sobre o Esporte sem Fronteiras
Já pensou aprender matemática, seus conceitos e cálculos, praticando futebol, natação ou atletismo? Essa é a proposta inovadora do Esporte sem Fronteiras, programa criado pelo Iefe, de forma associada com o Instituto de Matemática, com orientação do professor e diretor do IM, Isnaldo Barbosa.
A iniciativa vai juntar a prática esportiva e o ensino da disciplina com o objetivo de tirar o receio dos estudantes e mostrar como pode ser divertido aprender a matéria. Crianças e adolescentes da rede pública e em situação de vulnerabilidade social são o público-alvo.
“No contraturno escolar, terão acesso a diferentes modalidades esportivas junto ao desenvolvimento da linguagem da matemática”, explicou Balikian, acrescentando que o objetivo é estimular a aprendizagem de uma forma atrativa e prática, de maneira a despertar um novo interesse pela disciplina dos cálculos.
Programas Segundo Tempo
Destinado a estudantes da Ufal, o programa Segundo Tempo Universitário contemplará os participantes com material esportivo, além de bolsas para professores e graduandos dos cursos de educação física do Iefe. Por meio dessa iniciativa, serão beneficiados 900 universitários, sendo 300 vagas para cada campus: A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão.
Já o Segundo Tempo Padrão atenderá crianças e adolescentes. A Ufal foi contemplada com cinco núcleos e cada um beneficiará 100 pessoas. Dois núcleos serão implantados no Campus Arapiraca e três no moderno Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió, atendendo 300 crianças e jovens que moram no entorno da Universidade.
“O acesso a práticas esportivas será no contraturno escolar. Haverá várias opções: esportes com bola, raquetes, luta, atletismo e natação”, explicou o gerente.
Veja também
Últimas notícias
Flávio terá reuniões com Netanyahu e premiês do Bahrein e Catar
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Com portas fechadas nesta sexta (23), Maré de Rica se prepara para um sábado de novidades
Motociclista morre após colisão com poste na Cidade Universitária em Maceió
Assassinato de supervisor da base do CRB foi premeditado e teve fuga planejada
Hospital do Coração Alagoano é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
