Marx Beltrão defende rigor na venda de medicamentos para cães e gatos
Deputado é presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Animais

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional, reuniu-se em Brasília com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Na pauta da reunião, um tema importante para a saúde de cães e gatos no Brasil: a possível revisão da forma de comercialização de medicamentos hormonais (progestinas) sem controle de receita veterinária em todo o país, vendidos com o intuito de se evitar a reprodução de cadelas e gatas.
Desde julho de 2020, Beltrão é o presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Animais da Câmara dos Deputados. O deputado federal alagoano coordena em Brasília um grupo de mais de 200 parlamentares, entre senadores e deputados, em busca da aprovação de medidas em defesa da causa animal. Na reunião, Marx e o secretário executivo discutiram a possibilidade de formas de controle da venda destes medicamentos, com o intuito de preservar a saúde de cães e gatos. O uso destas drogas pode estar relacionado ao acometimento de várias doenças, com maiores prejuízos à espécie felina, a exemplo da Hiperplasia Fibroepitelial Mamária.
“É preciso avaliar a necessidade de se rever a legislação que trata da comercialização destes medicamentos, além de atualização das recomendações dos fabricantes e assim garantir segurança comercial através da controle médico-veterinário. Nosso objetivo é evitar o sofrimento e prezar pela vida dos animais diante do uso indiscriminado destas medicações, já que o meio mais seguro e eficaz para evitar o nascimento de cães e gatos é com a cirurgia de castração, política pública necessária ao equilíbrio sanitário e ao bem estar animal” afirmou Marx Beltrão acerca do tema do encontro.
A Hiperplasia Fibroepitelial Mamária Felina-HFMF é muito frequente no Brasil e está muito mais presente nas gatas de pessoas com baixo poder aquisitivo financeiro, que tentam fazer o controle de natalidade de seus animais através do uso de hormônios contraceptivos. A doença se apresenta como um rápido aumento anormal mamário observado em uma ou em todas as mamas da gata.
O aumento mamário pode ocorrer por um distúrbio endógeno das gatas devido a elevada produção do hormônio progesterona, ou pela administração exógena deste mesmo hormônio na sua forma sintética comercializado como método contraceptivo; como agravante de causar a forma mais complicada da doença, onde as gatas se apresentam com aumento mamário rápido, aberrante, alarmante, com rupturas de pele, inflamação, ulceração, necrose e um risco de óbito e culmina em tratamento caros para tutores.
Pesquisa da Ufal é Referência no Tema
Um estudo do mestrado em Ciência Animal da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) é uma das mais recentes referências na área de medicina felina, especificamente para a Hiperplasia Fibroepitelial Mamária. A pesquisa intitulada Effectiveness of ovariohysterectomy on feline mammary fibroepithelial hyperplasia treatmen”, foi publicada no Journal of Feline Medicine and Surgery e utilizou 79 gatas diagnosticadas com a doença Hiperplasia Fibroepitelial Mamária Felina (HFMF).
Segundo a médica veterinária e pesquisadora Evelyne Marques de Melo, este é o maior número amostral que se tem conhecimento até o momento dentre os trabalhos publicados com esta patologia com ênfase no tratamento. “Esta pesquisa é um marco na abordagem clínica e terapêutica da doença por esclarecer a eficácia da cirurgia de ovário-histerectomia (castração) no tratamento, mostrando ausência de mastectomia (remoção das mamas) método terapêutico agressivo que foi muito relatado nas literaturas antigas e ainda é muito utilizado”, conta.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
