Maceió teve aumento populacional de 9% nos últimos 10 anos, aponta levantamento
Aos 205 anos, cidade conta com uma estimativa populacional de 1.025.360 habitantes
Um levantamento feito pela Agência Tatu com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contatou que a população de Maceió teve um aumento populacional de 9% nos últimos 10 anos, passando de 932.748 habitantes para 1.025.360.
Com um litoral composto por águas de um azul esverdeado inconfundível, a capital alagoana encanta moradores e visitantes há 205 anos, celebrados neste sábado (5).
O Paraíso das Águas – por suas lagoas e praias – conta ainda com uma culinária fascinante, famoso artesanato, grandes artistas e um povo acolhedor. Com tudo isso, Maceió atrai cada vez mais visitantes. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a estimativa é que de dezembro de 2020 a março de 2021, 750 mil turistas, de vários locais do mundo, desembarquem na capital (incluindo os que vão para outras cidades do estado).
O abismo social na cidade também é inegável e poucas quadras separam diferentes classes sociais. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Maceió possui o menor IDH entre todas as capitais brasileiras.
História de Maceió
O nome Maceió vem do Tupi “MAÇAYÓ” ou “MAÇAI-O-K”, que significa “O QUE TAPA O ALAGADIÇO”, conforme os índios que viviam na região chamavam.
Quando os portugueses chegaram, traduziram o nome para Maceió.
De acordo com a história oficial, a cidade teve sua origem em um antigo engenho de açúcar e seu desenvolvimento teve início com a chegada dos navios, que atracavam no porto de Jaraguá, o mesmo porto foi utilizado para exportação de açúcar, madeira, coco, couro e mais algumas especiarias.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
