Campanha do governo vai pedir para brasileiros consumirem menos energia e água
Medida seria para evitar problemas por conta do estado de alerta na baixa nos reservatórios pelo país
O governo fará campanha para incentivar a diminuição do consumo de água e energia entre a população brasileira. A informação foi dada pelo Valor Econômico e explica que a iniciativa acontece em meio ao estado de alerta por conta da baixa nos reservatórios pelo país, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com a publicação, a campanha já foi aprovada por Jair Bolsonaro e está sendo produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). Com previsão para ser veiculada a partir de segunda-feira (14), a peça publicitária deve ter inserções em rádio e TV, além das redes sociais.
Bandeira
Nos últimos dias, a Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) delimitou o uso da bandeira vermelha faixa 2 em vermelho, o que significa cobrança extra de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida teria sido tomada em razão da quantidade de água que sai da hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, que sofreu redução. Até o momento, a situação no Nordeste é considerada menos grave.
Atualmente, motivo da preocupação do governo, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 16,45% da capacidade, nível mais baixo desde 2014 para este período do ano. Estes espaços de armazenamento correspondem a cerca de 70% da capacidade do Brasil.
Chuvas
No mês de outubro, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), as chuvas no Sudeste/Centro-Oeste chegaram ao pior índice em 90 anos e estavam em 37% da média histórica para dezembro.
Ainda de acordo com material do Valor Econômico, o monitoramento diário realizado plos órgãos apontou tendência de chuvas mais fortes nos próximos meses.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
