Cultura

Edital de Reconhecimento Cultural tem resultado preliminar divulgado pela Prefeitura de Maceió

Premiações contemplam pessoas físicas e jurídicas que atuaram na preservação da cultura em Maceió

Por Assessoria FMAC 10/12/2020 18h06
Edital de Reconhecimento Cultural tem resultado preliminar divulgado pela Prefeitura de Maceió
Giro de Folguedos. - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (10), o resultado preliminar do Edital de Premiação para Reconhecimento Artístico-Cultural, o último dos três editais da Lei Aldir Blanc lançado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

As premiações variam entre R$ 6 mil e R$ 20 mil, divididas entre quatro categorias, contemplando pessoas físicas e jurídicas que atuaram para a preservação e a valorização da cultura popular, artística-cultural, circulação e cidadania.

As categorias abarcam iniciativas artístico-culturais já realizadas que tenham desenvolvido ações com expressões múltiplas de arte, novas linguagens culturais, reflexão, crítica artística e literária e ações culturais inclusivas, no Prêmio Anilda Leão; mestres, mestras e personalidades da cultura popular, no Prêmio Mestra Virgínia; artistas, agentes culturais, produtores e técnicos dos diversos segmentos artísticos, no Prêmio Circulação Cultural Mestre Zumba; e ações que beneficiaram pessoas LGBTQI+, pessoas em situação de rua ou carcerária, além de portadores de necessidades especiais, no Prêmio Cidadania Cultural Nô Pedrosa.

O recorde de inscrições, 668, vem para coroar o trabalho de valorização da cultura e democratização do acesso aos recursos públicos, nas palavras do assessor especial da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Marco Sampaio: “A FMAC encerra um trabalho de oito anos de maneira vitoriosa, contemplando toda a comunidade cultural e levando recursos para aqueles que tiveram suas vidas impactadas por essa crise que a pandemia nos impôs”. E completa: “isso só demonstra o compromisso que a atual gestão teve para com todos os que fazem cultura em Maceió”.

O prazo para recurso é de dois dias, contando a partir da data desta publicação. Para tirar qualquer dúvida, basta entrar em contato com a FMAC pelo telefone (82) 3312-5820, de segunda a sexta, entre as 8h e as 14h.