SMS presta conta de recursos do SUS referentes ao 2° quadrimestre de 2020
A audiência aconteceu na manhã desta terça-feira e foi conduzida pelo presidente da Comissão de higiene, saúde pública e bem-estar social, vereador Cleber Costa.

Nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Maceió realizou audiência para a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), referente ao 2° quadrimestre de 2020. Devido à pandemia, a sessão seguiu todas as recomendações sanitárias e foi feita em formato híbrido, através do aplicativo Zoom.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Assistência social, vereador Cleber Costa (PSB), e os dados do 2° quadrimestre deste ano foram apresentados pela diretora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Sônia Moura.
As audiências são estabelecidas pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta o inciso 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.
Na prestação de contas e auditoria da Gestão, estão contidas informações como execução da programação anual de saúde, auditorias realizadas e montante e fonte de recursos aplicados no período.
Referente ao 2° quadrimestre de 2020, nos recursos para financiamento das ações de saúde de Maceió está inclusa a taxa de vigilância sanitária que equivale a 0,36% do orçamento de 2020; a Receita patrimonial representa 0,07% neste período; o Repasse do Fundo Nacional de Saúde equivale a 63,22% em 2020; o Repasse do Tesouro Estadual SESAU equivale a 1,83%; e o Repasse do Tesouro Municipal ASPS corresponde a 34,52% do valor total de 2020.
Durante a apresentação dos dados, a diretora ainda evidenciou que neste período, 8,06% do recurso foi investido em atenção básica; 60,28% foram dedicados à média e alta complexidade; 2,72% em vigilância e saúde; 1,20% foi investido em assistência farmacêutica; e em SUS-COVID, foi investido 27,72%.
COVID - Também foi apresentada a avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS) com destaque para diversas políticas públicas, como o Reordenamento da Atenção Básica Primária à Saúde, que teve 53% das ações planejadas de fato realizadas, cujo o status está em alerta; a Expansão da Rede de Serviços do SUS, com construção e ampliação, reforma e aparelhamento, com 60% de desempenho, também em alerta; a Implementação da Rede Cegonha, que teve o desempenho de 14%, sendo assim considerado insatisfatório; a Operacionalização da Rede de Atenção às Doenças Crônicas, que teve um desempenho satisfatório, com 80% das ações realizadas. Ressaltou-se, ainda, as principais ações realizadas para o enfrentamento à Pandemia da COVID-19 desenvolvidas pelas áreas técnicas da SMS com base no Plano de Contingência ao COVID19/2020, como a implantação de 4 Centros de Atendimento para COVID-19, monitoramento dos casos suspeitos ou confirmados, apoio institucional para o enfrentamento do COVID-19e a realização de testagem utilizando testes rápidos e RT-LAMP.
De acordo com o presidente da comissão, é preciso dar atenção a diversos setores da saúde no município, principalmente durante a segunda onda da Covid-19.
“A grande preocupação é a segunda onda da Covid-19 e é preciso que diversos setores também recebam atenção. Os pacientes que precisam passar por cirurgias eletivas, por exemplo, não estão conseguindo ser atendidos, devido à grande demanda, e muitas vezes estão tendo os quadros de saúde agravados. Sei que a pandemia prejudicou muito as metas desse último quadrimestre, mas é interessante fazer um levantamento para que a próxima gestão passe a melhorar a qualidade de assistência para a população”, declarou o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
