Fim de ano: SMTT dá dicas para viagens seguras
Adoção de medidas preventivas contribui para a redução de acidentes de trânsito
É bastante comum que durante os festejos de fim de ano as pessoas peguem a estrada para visitar os familiares em outras cidades. Buscando orientar os condutores para que façam viagens mais seguras e evitem os riscos de acidentes nas rodovias, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá diversas dicas preventivas aos motoristas de veículos.
Entre as principais recomendações que os condutores devem seguir antes de pegar a estrada estão a revisão dos freios, checagem do estado de conservação dos pneus, incluindo estepe, além da calibragem dos pneus e o alinhamento do automóvel. Também é indicada a verificação dos itens de segurança, a exemplo dos cintos de segurança, a averiguação do nível do óleo do carro, e o funcionamento das lâmpadas dos faróis e do limpador de para-brisa. Outro alerta é que as crianças devem ser obrigatoriamente transportadas em cadeirinha.
Durante a viagem, os motoristas devem ficar atentos e adotar a direção defensiva. “Vale lembrar que um trânsito seguro é construído com a participação de todos. Por isso, é preciso que os motoristas respeitem os limites de velocidade, evitem ultrapassagens perigosas e sigam as sinalizações viárias. Essas atitudes ajudam a garantir a redução no número de acidentes nas estradas e contribuem diretamente com a preservação de vidas. Já em relação aos pedestres, a orientação é para que todos redobrem os cuidados e realizem a travessia nas faixas e nas passarelas”, reforça o assessor técnico de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura.
A SMTT chama a atenção, ainda, para que os condutores evitem a ingestão de bebidas alcoólicas, tendo em vista que a gravidade dos acidentes envolvendo alcoolemia é alta. “Caso haja a pretensão de ingerir bebida alcoólica, a indicação é que se tenha um motorista da vez, onde a pessoa possa passar a chave e realizar uma viagem com segurança e sem imprevistos”, destacou Moura.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
