Fim de ano: SMTT dá dicas para viagens seguras
Adoção de medidas preventivas contribui para a redução de acidentes de trânsito
É bastante comum que durante os festejos de fim de ano as pessoas peguem a estrada para visitar os familiares em outras cidades. Buscando orientar os condutores para que façam viagens mais seguras e evitem os riscos de acidentes nas rodovias, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá diversas dicas preventivas aos motoristas de veículos.
Entre as principais recomendações que os condutores devem seguir antes de pegar a estrada estão a revisão dos freios, checagem do estado de conservação dos pneus, incluindo estepe, além da calibragem dos pneus e o alinhamento do automóvel. Também é indicada a verificação dos itens de segurança, a exemplo dos cintos de segurança, a averiguação do nível do óleo do carro, e o funcionamento das lâmpadas dos faróis e do limpador de para-brisa. Outro alerta é que as crianças devem ser obrigatoriamente transportadas em cadeirinha.
Durante a viagem, os motoristas devem ficar atentos e adotar a direção defensiva. “Vale lembrar que um trânsito seguro é construído com a participação de todos. Por isso, é preciso que os motoristas respeitem os limites de velocidade, evitem ultrapassagens perigosas e sigam as sinalizações viárias. Essas atitudes ajudam a garantir a redução no número de acidentes nas estradas e contribuem diretamente com a preservação de vidas. Já em relação aos pedestres, a orientação é para que todos redobrem os cuidados e realizem a travessia nas faixas e nas passarelas”, reforça o assessor técnico de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura.
A SMTT chama a atenção, ainda, para que os condutores evitem a ingestão de bebidas alcoólicas, tendo em vista que a gravidade dos acidentes envolvendo alcoolemia é alta. “Caso haja a pretensão de ingerir bebida alcoólica, a indicação é que se tenha um motorista da vez, onde a pessoa possa passar a chave e realizar uma viagem com segurança e sem imprevistos”, destacou Moura.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
