Urnas fecham em Macapá, último município a eleger prefeito no país
Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) disputam cargo
As urnas foram fechadas às 17h em Macapá, no segundo turno da eleição municipal. A cidade foi a única do Brasil a ter votação neste domingo (20), após ter o calendário eleitoral deste ano adiado por causa do apagão de energia elétrica sofrido pelo Amapá ao longo do mês de novembro.
Disputaram o segundo turno os candidatos Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania). Eles foram os primeiros colocados no primeiro turno, disputado em 6 de dezembro, quando receberam 29,46% e 16,03% dos votos válidos, respectivamente. Ambos votaram ainda pela manhã neste domingo.
Cerca de 292,7 mil eleitores estiveram aptos a votar em Macapá neste domingo. A apuração do resultado já foi iniciada pela Justiça Eleitoral e a expectativa é de que o vencedor seja divulgado em poucas horas.
O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão de energia elétrica que por mais de vinte dias, a partir de 3 de novembro, afetou do Amapá. A queda afetou 13 dos 16 municípios do estado. A capital foi a única cidade que não teve eleição nas datas incialmente previstas (15 e 29 de novembro).
O adiamento foi feito a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que à época, enquanto o estado ainda sofria com apagões, alegou falta de segurança para garantir a votação somente na capital amapaense.
Apesar do atraso, foram adotadas em Macapá as mesmas medidas sanitárias aplicadas nos demais municípios brasileiros em decorrência da pandemia de covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento de ao menos um metro entre os eleitores.
Veja também
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
