JHC inicia mandato lutando para manter arrecadação de ICMS
SEFAZ justifica que alterações foram efetivadas através de Lei de autoria do deputado Davi Maia
Da mesma forma que o prefeito que se despede, Rui Palmeira (sem partido), entrou na Justiça para assegurar os 15% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Maceió, o prefeito eleito JHC (PSB) deverá seguir a mesma linha de ação para manter os cofres da prefeitura cheios em meio à pandemia.
O coordenador da equipe de transição, deputado estadual Davi Maia (DEM), disse não haver dúvidas de que os meios judiciais são necessários para equilibrar a situação. “Não há outro caminho, a prefeitura de Maceió vai pedir seus direitos na Justiça”, garantiu o parlamentar.
A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) emitiu uma nota alegando que os critérios de rateio de ICMS foram alterados através de um Projeto de Lei de autoria do próprio deputado Davi Maia.
Veja, abaixo, a nota publicada pela SEFAZ:
Os critérios de rateio de ICMS para os municípios foram recentemente alterados pela Lei Estadual nº 8234 de 10 de janeiro de 2020, de autoria do Deputado Estadual Davi Maia. Esta lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de janeiro de 2020.
A lei Davi Maia incluiu dois novos indicadores – o ICMS Verde e o ICMS Educação –, diminuiu o peso da distribuição igualitária de 15% para 10% e também alterou o peso da variação populacional que saiu de 5% para 2%. Neste último item, Maceió, que é a cidade mais populosa do estado, foi a mais afetada.
Já no ICMS Educação, Maceió possui a 37ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a 10ª colocação no ICMS Verde – 4 vezes menor que Quebrangulo, a cidade mais beneficiada. Dessa forma, fica claro que a maior parte da perda de Maceió foi decorrente destas mudanças.
Importante esclarecer que a Prefeitura de Maceió tem diversas teses sobre o Índice de Participação dos Municípios (IPM) judicializadas, sendo algumas, inclusive, em discussão na Câmara de Conciliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
