Eleição para vice-governador? Entenda o que pode acontecer em 2022
Dois pontos de vista de especialistas expõem futuro incerto nas eleições do Estado

Desde que Luciano Barbosa (MDB) assumiu a prefeitura do município de Arapiraca, o cargo de vice-governador de Alagoas ficou vago. De acordo com a legislação em vigor, os presidentes da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) e do Tribunal de Justiça (TJ) são, respectivamente, os próximos na linha sucessória, caso o chefe do Poder Executivo precise se ausentar de suas funções por algum motivo.
Com a possibilidade de Renan Filho disputar a vaga ao Senado Federal em 2022, a ALE tem o dever de realizar uma eleição indireta, onde o espaço é aberto para que qualquer cidadão possa se candidatar. A escolha do nome do novo governador de Alagoas é, exclusivamente, dos deputados estaduais.
Diante do atual cenário político, uma série de especulações surgiram. Paralelamente, articulações passaram a serem feitas no intuito do fortalecimento de diversas vertentes políticas no intuito de tomarem posse do cargo de governador de Alagoas. O nome do presidente da ALE, Marcelo Victor, começou a ganhar força para assumir a chefia do Poder Executivo até a convocação de uma eleição indireta, onde ele seria candidato à reeleição.
No entanto, com essa possibilidade podendo se tornar realidade, o grupo liderado por Renan Filho trabalha para não entregar o cargo à adversários políticos, e busca uma solução para o fato que pode causar prejuízos irreparáveis à família Calheiros. A eleição indireta, portanto, para o cargo de vice-governador, seria o caminho mais viável para o governador entregar o cargo à uma pessoa de sua confiança e poder se candidatar ao Senado.
O nome do médico e secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, é o único que tem trânsito livre, inclusive, entre os adversários políticos da família Calheiros, e teria maior facilidade em conquistar os votos dos deputados estaduais, já que ele é o responsável pela articulação política entre os Poderes Executivo e Legislativo.
EMBATE JURÍDICO
Embora Fábio Farias possa ser o favorito, juristas que atuam nesta seara têm opiniões divergentes sobre o assunto. Ao Portal 7Segundos, o renomado advogado Marcelo Brabo, especialista em Direito Eleitoral, destaca que, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), é possível a realização da eleição indireta para o cargo de vice-governador. “O STF manteve o entendimento de que no segundo biênio do mandato, no caso de vacância - se o Governador renunciar para concorrer ao Senado (o que é o caso do Prefeito Luciano Barbosa) haverá eleição indireta”, explica.
Brabo enfatizou que o STF determinou regras que devem ser cumpridas quando cargos eletivos ficam vagos. O relator da ação foi o ministro Luiz Roberto Barroso, que, ao votar favorável, explicou que a Constituição prevê eleição indireta se o cargo ficar vago nos últimos dois anos do mandato.
“O artigo 81 cuida do cargo de presidente da República. Diz o artigo 81: vagando os cargos de presidente e vice-presidente da República far-se-á eleição 90 dias depois de aberta a última vaga. Parágrafo primeiro: ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga pelo Congresso Nacional na forma da lei. Portanto, há uma clara contradição entre o que prevê o texto constitucional e o que prevê a legislação ordinária”.
Para prefeitos, governadores e os vices, o Supremo decidiu que continua valendo o texto da minirreforma eleitoral. Ou seja, se o cargo ficar vago nos últimos seis meses de mandato, a escolha do substituto será feita pela Câmara de Vereadores ou pela Assembleia Legislativa.
Já o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Gustavo Callado, a Assembleia Legislativa pode convocar eleições indiretas apenas para o cargo de Governador. “Houve, há um tempo, uma emenda no sentido de tentar fazer eleições para o cargo de vice. Mas o STF, inclusive, afastou essa emenda. Então, nesse caso, não há, nem haverá, eleição para o cargo de vice-governador diante do cenário atual”, opinou.
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
