JHC se reúne com sec. nacional da Defesa Civil e anuncia novo Centro de Triagem
Documento terá como foco pessoas que ainda estão nas áreas de risco para prevenir acidentes seguindo protocolos da Defesa Civil
O prefeito JHC recebeu na tarde desta quinta-feira (14) a visita de cortesia do secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que classificou o afundamento do solo nos bairros de Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Farol como a maior prioridade do Governo Federal nessa área. Na oportunidade, o prefeito anunciou a atualização do plano de contingência, para o caso de alguma emergência nos bairros, e a inauguração de um Centro de Atendimento e Triagem (CAT).
JHC destacou que o Município está trabalhando na elaboração de um plano de contingência atualizado, e que irá modernizar a infraestrutura da Defesa Civil municipal para torná-la melhor capacitada e mais rápida nas respostas a possíveis sinistros.
“Esse plano terá como foco as pessoas que ainda estão nas áreas de risco, para que possamos prevenir acidentes alinhado com os principais protocolos e princípios da Defesa Civil”, garantiu o prefeito.
O prefeito também anunciou que nos próximos dias será inaugurado o CAT localizado num trecho da Rua Miguel Palmeira, no bairro do Pinheiro, fora da área de risco. “Esse CAT tem aproximadamente 1.500 m² e, no caso de um sinistro, comporta até mil pessoas, já respeitando os protocolos de combate a Covid-19”, explicou JHC.
O secretário nacional de Defesa Civil, que está em Alagoas de férias com a família, destacou que, após a posse de JHC, não poderia deixar de se apresentar à gestão atual. “No início de um mandando, em meio ao um desastre tão importante, eu não poderia deixar de vir visitar o prefeito, colocar a Secretaria Nacional de Defesa Civil a disposição e ombrear com a Defesa Civil Municipal todos os esforços do Governo Federal para que a gente consiga fazer uma gestão eficiente desse que é o principal desastre do Brasil no momento”, pontuou Alves.
Mais cedo, ele esteve na sede da Defesa Civil Municipal, onde conversou com o coordenador do órgão, Abelardo Nunes, e conheceu parte da estrutura usada no monitoramento da movimentação do solo nas áreas afetadas pela mineração de sal-gema.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota, e o coordenador municipal da Defesa Civil, também participaram da reunião.
Veja também
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
