Nutricionista dá dicas de alimentação aos estudantes alagoanos que vão fazer o Enem
Será que os alimentos consumidos antes e durante o exame podem colaborar com a concentração?

Nos próximos domingos, mais precisamente 17 e 24 de janeiro, será aplicado em todas as regiões do Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é conhecida por ser o primeiro passo do estudante no caminho da universidade e por isso acaba trazendo uma carga emocional muitas vezes transformada em ansiedade. Será que os alimentos consumidos antes e durante o exame podem colaborar com a concentração?
O nutricionista João Eudes contou ao 7Segundos que além de ajudar na concentração, a alimentação pode evitar transtornos como o desconforto gastrointestinal, a famosa dor de barriga.
“Existe um conjunto de fatores que irá ajudar os estudantes que irão fazer a prova do Enem. Primeiramente, uma ótima noite de sono. A alimentação deve ser leve e se deve evitar alimentos estimulantes, como por exemplo refrigerantes, café e doces e frituras. Os alimentos da culinária japonesa que não passam por nenhum método de cozimento também não são indicados antes da prova pelo seu alto risco de contaminação microbiológica”, disse o nutricionista.
E no dia da prova, os candidatos devem ficar de olho na alimentação também. “O café da manhã deve ser bem reforçado, devido ao horário da aplicação das provas. Para nós nordestinos, é interessante seguir nosso hábito alimentar regional, evitando apenas as frituras. Uma boa dica para diminuir erros no café da manhã no dia da prova é sempre aliar raízes ou tubérculos, como por exemplo a macaxeira, o inhame ou a batata doce, a uma fonte de proteína de boa qualidade, por exemplo ovo, queijo coalho ou até mesmo a carne de frango, desde que seja preparado sem ou com pouca gordura. E para tomar, o café é bem-vindo, visto seu potencial estimulante, e para aqueles que não consomem essa bebida um copo de leite ou suco”.
O momento da prova também é importante, e o estudante pode consumir castanhas, frutas secas ou até mesmo uma porção pequena de chocolate. “O mais importante é a água, pois possui um efeito positivo sobre o raciocínio além de diminuir a ansiedade. O que o candidato deve evitar é consumir alimentos com muita gordura. Alimentos que nunca consumiu antes ou que não tem muito costume de consumi-los também devem ser evitados”.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
