Cultura

Morre aos 82 anos Marinalva Bezerra, Patrimônio Vivo de Alagoas

Marinalva era quilombola remanescente e moradora da Comunidade do Muquém

Por 7Segundos 28/01/2021 12h12 - Atualizado em 28/01/2021 12h12
Morre aos 82 anos Marinalva Bezerra, Patrimônio Vivo de Alagoas
Mestra Marinalva morre aos 82 anos - Foto: Itawi Albuquerque

A ceramista Marinalva Bezerra da Silva faleceu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos. Diplomada mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde 2019, a artesã integrava a comunidade Muquém, remanescente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, berço de Zumbi.

Há mais de 50 anos ela tirou de suas próprias mãos o sustento de sua família com o barro extraído das imediações do rio Mundaú. As peças moldadas eram sempre marcadas com um “M” para identificar que por ali tem “um dedo” de sua arte. Entre as suas produções estão panelas, potes, moringas, cuscuzeiras e chaleiras.
 
O velório ocorre na residência de Dona Marinalva, no Muquém. Já o sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério Público Santo Campo dos Palmares.

Em nota, a Secult lamentou a morte de Marinalva. "A mestra vai fazer muita falta para a nossa cultura. Nosso sentimentos aos familiares, amigos e toda comunidade do Muquém", traz trecho da nota de pesar.

Nota de pesar da Secult

A Cultura Alagoana amanheceu de luto com a notícia do falecimento da Mestra Marinalva, ceramista da comunidade do Muquém, de União dos Palmares. Registrada como Patrimônio Vivo de Alagoas em Agosto de 2019, a artesã era a última remanescente que fazia utilitários de barro. Suas famosas cuscuzeiras já foram apreciadas por estudiosos da arte, por sua técnica peculiar e totalmente manual. A mestra vai fazer muita falta para a nossa cultura. Nosso sentimentos aos familiares, amigos e toda comunidade do Muquém.