Morre aos 82 anos Marinalva Bezerra, Patrimônio Vivo de Alagoas
Marinalva era quilombola remanescente e moradora da Comunidade do Muquém
A ceramista Marinalva Bezerra da Silva faleceu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos. Diplomada mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde 2019, a artesã integrava a comunidade Muquém, remanescente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, berço de Zumbi.
Há mais de 50 anos ela tirou de suas próprias mãos o sustento de sua família com o barro extraído das imediações do rio Mundaú. As peças moldadas eram sempre marcadas com um “M” para identificar que por ali tem “um dedo” de sua arte. Entre as suas produções estão panelas, potes, moringas, cuscuzeiras e chaleiras.
O velório ocorre na residência de Dona Marinalva, no Muquém. Já o sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério Público Santo Campo dos Palmares.
Em nota, a Secult lamentou a morte de Marinalva. "A mestra vai fazer muita falta para a nossa cultura. Nosso sentimentos aos familiares, amigos e toda comunidade do Muquém", traz trecho da nota de pesar.
Nota de pesar da Secult
A Cultura Alagoana amanheceu de luto com a notícia do falecimento da Mestra Marinalva, ceramista da comunidade do Muquém, de União dos Palmares. Registrada como Patrimônio Vivo de Alagoas em Agosto de 2019, a artesã era a última remanescente que fazia utilitários de barro. Suas famosas cuscuzeiras já foram apreciadas por estudiosos da arte, por sua técnica peculiar e totalmente manual. A mestra vai fazer muita falta para a nossa cultura. Nosso sentimentos aos familiares, amigos e toda comunidade do Muquém.
Últimas notícias
Procurado por roubo e organização criminosa é preso em Maceió
Guarda Municipal prende em flagrante homem suspeito de assalto no Centro de Maceió
Marlan Ferreira celebra os 144 anos de Limoeiro de Anadia com inaugurações e investimentos em diversas áreas
Teto de posto de combustível cede e atinge carro em Arapiraca
Ronaldo Lessa cancela compromissos após ser diagnosticado com pneumonia
Traipu inaugura pavimentações e autoriza novas obras de infraestrutura em parceria com a Codevasf
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
