Defesa Civil alerta para acumulados de chuva e rajadas de vento
A orientação do órgão municipal para a população é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa à população de Maceió que, devido aos acumulados de chuva superiores a 30 mm nas últimas 48 horas, está monitorando todas as regiões da cidade em nível operacional de Atenção. Segundo informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para essa sexta-feira (29) é de rajadas de vento e trovoadas em pontos isolados da região Metropolitana.
Já para sábado (30), a previsão é de tempo encoberto com chuvas em pontos isolados de Maceió na primeira metade do dia, e, entre a tarde e noite, possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco. No domingo (31), a previsão aponta para nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira.
A orientação do órgão municipal para a população é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área através do número 199.
Devido à previsão de rajadas de ventos, a Defesa Civil também reforça a necessidade de atenção especial a riscos de deslizamento, queda de árvores, placas e objetos que poderão atingir a rede elétrica. E orienta a população que é importante tomar alguns cuidados para evitar riscos.
Recomendações
– Manter as árvores da casa sadias e bem podadas. A poda preventiva e possíveis supressões podem ser solicitadas a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) pela Central de Monitoramento do órgão, que atende nos números 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834. O serviço funciona de segunda sexta-feira, no horário de 8h às 14h;
– Revisar a resistência da casa ou comércio, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver;
– Evitar a prática de esportes influenciados pelos ventos ou aquáticos, tais como surf, windsurf e kitesurf;
– Evitar empinar pipas;
– Evitar ficar próximo a encostas ou lugares altos sem proteção;
– Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;
– Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, escadas, dentre outros.
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;
– Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.
O atendimento da Defesa Civil através do número 199 funciona durante 24 horas e as equipes de plantão atenderão os chamados em casos de ocorrência.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
