Alagoas expande em 153% uso de sistemas fotovoltaicos em 2020
Valor do ano foi maior que a soma de instalações realizadas entre os anos de 2015 e 2019
Alagoas vem crescendo como um estado que investe e incentiva o uso da energia por meio de fontes renováveis. Apenas em 2020, o número de instalações de sistemas fotovoltaicos (que faz uso da energia solar) foi maior do que o somatório dos últimos 4 anos, alcançando 1.531 equipamentos instalados entre residências, comércio, indústrias e prédios nas zonas urbanas e rurais. No total, são 2.530 sistemas, que representam um crescimento de 153% em relação a 2019.
Os dados foram avaliados em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regular a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, assim como fiscalizar, diretamente ou mediante convênios, as concessões, permissões e serviços do setor. A união desses sistemas resultam em 33,6 megawatts de potência instalada em Alagoas.
O uso da energia solar traz para o consumidor benefícios como economia na conta de luz, pois quando esta fonte é utilizada o que é captado é compensado do valor pago à distribuidora mensalmente, de acordo com a Resolução 482 da Aneel. Um dos consumidores é a empresa Aleplast que atua no ramo de descartáveis para festas, food service, confeitaria, varejos e atacados, em Maceió, no bairro do Tabuleiro dos Martins. A iniciativa surgiu como forma de diminuir o gastos com energia elétrica pela empresa e está em uso há cinco meses.
“As placas que instalamos em 2020 produzem 75 kW. Essa potência faz com que tenhamos em nossa conta de energia um desconto de 50% a cada mês, então, nós atingimos nosso objetivo. Sem dúvidas, indicamos esse investimento para outras pessoas”, explica Eduardo Alves, gerente administrativo da empresa.
Entre os benefícios de quem passa a fazer uso da energia solar estão a redução de custos, de poluição, taxas de carbono e baixa necessidade de manutenção. O fomento ao crescimento no uso de fontes de energia renovável em Alagoas é trabalhado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através da Superintendência de Energia e Mineração (Suem).
Como recurso para atrair mais pessoas para aderir ao uso de energia renovável, o Governo de Alagoas regulamentou em 2016 uma política pública, por meio de decreto, a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na fatura elétrica dos consumidores.
“Nós temos que prezar cada dia mais por incentivar o uso de energia por meio de fontes renováveis em Alagoas, um estado que recebe uma forte incidência da luz solar durante longos períodos do ano. Nós fornecemos meios aos interessados e facilitamos para que todo o processo aconteça”, explica Caio Uchôa, superintendente de Energia e Mineração da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), responsável por fomentar o setor em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
