Cadela ‘adota’ e amamenta oito porquinhos órfãos de mãe
"É bonitinho como eles seguem ela para todo lado", contou a Manicure Angelina Carvalho, dona da cadela
Uma cadela adotou e está amamentando oito porquinhos que perderam a mãe no parto, em Faina, cidade do interior de Goiás. Além da mãe, os bebês suínos também perderam dois irmãozinhos no parto que aconteceu no mesmo período que a cachorra teve dois cãezinhos.
“É bonitinho como eles seguem ela para todo lado. A Pantera pariu e uma semana depois nasceram os filhotes da porca. A gente trouxe os leitões para dentro de casa para alimentar eles. Mas, a princípio, a gente ficou com medo de ela os matar, porque ela é muito brava”, explicou a manicure Angelina Carvalho ao Uol.
De acordo com ela, a cadela logo se afeiçoou aos porquinhos. Primeiro, ela e o marido deixaram um porquinho no peito da cadela enquanto ela amamentava os cachorrinhos. “Ela ficou cheirando ele, lambendo… Começou a cuidar mesmo. Aí, trouxemos todos. Ela agora vai atrás deles, deita para eles mamarem por conta dela mesma e cuida como se fossem dela”, contou.
Angelina ainda contou que tem revezado a amamentação dos cães recém nascidos com os porquinhos. Como a presa dos leitões já nasceram, vez ou outra, eles acabam ferindo os seios da mãe adotiva. “Estamos deixando eles nos peitos dela mais à noite, porque ela esquenta eles. De dia, a gente dá mamadeira, que é para aliviar os peitinhos dela”, acrescentou Angelina.
A “adoção” entre espécies não é raro, segundo o professor de Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Marcelo Teixeira. “Não é tão incomum como parece. Acontece porque, durante a lactação, hormônios que circulam na fêmea, além de garantir a produção de leite, criam nesses animais um instinto de preservação de crias. Já vi um caso, em Garanhuns, de uma cachorra tentando criar um bezerro”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
