Senado aprova medida provisória que reduz tarifa da energia elétrica
Houve resistência a subsídios para Angra 3 e, se não fosse aprovada, medida perderia validade na próxima semana
O Senado aprovou nesta quinta-feira (4/2) o texto base da Medida Provisória MP-998, que reduziu as tarifas de energia elétrica. Se não fosse votada, a medida perderia validade na próxima terça-feira (9/2).
A MP estabelece um remanejamento de recursos do setor elétrico para conter a alta nas contas de luz.
As regras já estão em vigor, pois a vigência de uma medida provisória começa desde o momento em que ela é editada pelo presidente da República.
O relator, senador Marcos Rogério (DEM-RO), deu parecer favorável à proposta, que também reduz subsídios concedidos a fontes renováveis (eólica e solar) e facilitam a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3.
Esse ponto, no entanto, contou com repúdio de senadores do PT, PDT, Cidadania e Rede.
“Que país é esse que está tirando subsídio para energia renovável para dar para a energia nuclear? Isso é uma contradição”, disse o deputado Jean Paul Prates (PT-RN), novo líder da Minoria no Senado.
Nesse tema, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou uma emenda contrária à volta dos investimentos em Angra 3, que, em sua visão, podem provocar nova alta do custo da energia elétrica, devido à produção termonuclear. “Angra 3 merece a alcunha de elefante branco”, criticou o senador.
Ainda restam para ser votados destaques e emendas à proposta.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
