Educação

Sinteal quer retorno das aulas, mas exige testagem e categoria no grupo prioritário da vacina

Josefa da Conceição foi entrevistada nesta sexta-feira (05) na Rede Antena 7

Por 7Segundos 05/02/2021 12h12 - Atualizado em 05/02/2021 12h12
Sinteal quer retorno das aulas, mas exige testagem e categoria no grupo prioritário da vacina
Sala de aula vazia - Foto: Reprodução/ Saiba Mais

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) também defende o retorno às aulas presenciais na rede pública de educação no estado, no entanto, acredita que é preciso uma série de decisões e cuidados. Foi o que disse a diretora do Sindicato, Josefa da Conceição, durante entrevista ao programa Alagoas Agora, da Rede Antena 7, na manhã desta sexta-feira (05).

De acordo com ela, o Sinteal e outros sindicatos de todo país seguem diretrizes repassadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “O que a gente chama atenção para que nós retornemos apenas com a realização de testagem em massa e com medidas de segurança sanitária garantidas, pois estamos em um momento de alto grau de contaminação e mortes por todo país e pelo mundo”.

Josefa da Conceição conta que a categoria sofreu para se adaptar com as aulas online e que maioria dos professores trabalhou, remotamente, o trilho da jornada normal. Mesmo assim, o Sinteal acredita que as escolas públicas não têm estrutura para receber os alunos durante pandemia, considerando que muitas delas não possuem torneiras nas pias ou até mesmo falta água.

“As escolas vão ter tapetes sanitizadores? Álcool em suficiente? Máscaras e equipamentos de proteção para todos trabalhadores? ”, questionou a diretora do Sinteal.

Um dos pontos pleiteados pelo Sindicato é a inclusão dos trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação contra o Covid-19. Inclusive, haverá um ato a nível estadual e nacional no dia 21 fevereiro para reivindicação da causa.