Alagoas

Nova remessa de vacinas chega em Alagoas dia 24 de fevereiro

Governador participa de reunião com Ministro Pazuello durante nesta quarta-feira (17)

Por Marcos Filipe Sousa e João Arthur Sampaio 17/02/2021 15h03 - Atualizado em 17/02/2021 17h05
Nova remessa de vacinas chega em Alagoas dia 24 de fevereiro
Governo em conversa com a imprensa após reunião com Ministro da Saúde - Foto: João Arthur Sampaio/ 7Segundos

O Ministério da Saúde confirmou durante reunião nesta quarta-feira (17) com os governadores brasileiros que uma nova remessa de vacina chega aos Estados no dia 24 de fevereiro.

A informação foi repassada pelo governador Renan Filho (MDB) após o encontro com ministro, Eduardo Pazuello.

“Precisamos vacinar os trabalhadores da saúde da linha de frente e os idosos para tirar a pressão do sistema de saúde”, disse o chefe do Executivo Estadual.

Hoje completa um mês do início da imunização em todo o Brasil, e apenas 3% da população foi vacinada. “O ministro apresentou uma planilha com 51 milhões de doses até o final do mês para todo o país e 450, até o final do ano”. Essas doses são de todos os laboratórios que o Brasil possui contrato. 

Os governadores estão pedindo ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, agilidade no cronograma da vacinação.

“Isso ajuda a nos organizarmos e informar a população. Todo mundo quer saber quando vai ser vacinado, principalmente aquele do grupo de risco que está há um ano tomando os seus devidos cuidados e não pegou a doença”.

Renan Filho adiantou que os governadores pediram que fossem abertas duas possibilidades, a da iniciativa privada comprar vacinas para o Plano Nacional de Imunização e que os Estados interessados em fazer o mesmo, pudessem.

“A ideia é de que mesmo os governos estaduais comprando, essas doses sejam integradas ao PNI”.

Os governadores também pediram um banco nacional com os preços dos medicamentos tabelados. "Um exemplo é a cloroquina. O remédio estava sendo muito procurado e o valor aumentou. Depois que a ciência comprovou a ineficácia e está sobrando nas prateleiras".