Ayres ressalta capacidade de transmissão da variante: “As pessoas precisam colaborar”
Secretário estadual de Saúde realizou entrevista coletiva nesta quinta

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, realizou entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (18), sobre a aparição de dois casos da variante P.1 da SARS-CoV-2, identificada inicialmente em Manaus, no interior da Alagoas. O estado é 11° do Brasil a identificá-las, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“É uma mutação que, comprovadamente, possui uma transmissão mais acentuada. No entanto, não há necessidade de pânico. O que estamos debatendo aqui é que as pessoas precisam continuar com as medidas de prevenção”, afirmou.
Os casos identificados em Alagoas são de duas mulheres de 36 anos e 64 anos, que residem em Viçosa e Anadia, respectivamente. Foi constatado que apenas uma delas tem histórico de viagem para o Amazonas, estado onde se originou a variante. Uma delas já está recuperada em casa e a outra segue internada em um leito clínico de um hospital particular.
Ayres ressaltou que não há comprovação que a variante seja mais letal, apenas mais transmissível. Também disse que o Estado tem acompanhado a ocupação dos leitos exclusivos de Covid-19.
“Do dia 13 de fevereiro até o dia 17, foram 80 pessoas internadas com o vírus, sendo 30 delas em leitos de UTI. Temos feito muito esforço para ampliar a capacidade; a velocidade do vírus não pode ser mais rápida que a nossa. O número vem crescendo e estamos preparados para ampliar essa rede. O mês de março exige muita atenção”.
No momento, o Governo de Alagoas não cogita mudanças de fase no Plano de Distanciamento Social controlado, mas segue observando os números e o avanço da doença em outros estados. “Ninguém tem interesse de atrapalhar funcionamento de economia, dos comerciantes, mas a população precisa entender seu papel”.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
