89 anos do voto feminino: mulheres são 53,3% do eleitorado alagoano
Maioria tem entre 45 e 59 anos e possui o ensino fundamental incompleto

No dia 24 de fevereiro de 1932, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o Decreto nº 21.076, criando assim o Código Eleitoral, que passou a assegurar o voto de todas as mulheres, tornando obrigatório para as que exerciam função remunerada. Hoje, 89 anos depois, o eleitorado feminino representa 53,3% dos eleitores alagoanos.
De acordo com os dados de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral, em Alagoas, a maior quantidade de mulheres votantes é na faixa etária dos 45 aos 59 anos, com 281.804, sendo 54,2% do total dessa idade. Enquanto que os homens são 238.081.
As outras faixas etárias mais comuns entre o eleitorado feminino são 25 a 34 anos, com 263.028 mulheres, e 35 a 44 anos, com 252.412.
Já no quesito alfabetização, a maioria, um total de 293.180, possui o ensino fundamental incompleto. Mas o número de homens nesta categoria é superior, sendo 296.218, que também representa a maioria do eleitorado masculino.
No estado, ao todo, são 589.398 eleitores no mesmo nível de escolaridade, representando 26,6% do total de 2.212.605.
Ainda nesta categoria, em relação às mulheres, os outros dois níveis com maiores índices são ensino médio completo, com 236.690, e ensino médio incompleto, com 189.728.
Conquista histórica
O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086. A bandeira das mulheres pelo direito de votar e de serem votadas teve início em 1891, quando foi apresentada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) brasileira que trazia essa prerrogativa. O texto, contudo, foi rejeitado.
De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, ao assegurar às mulheres o direito de votar, o Código Eleitoral de 32 criou a perspectiva de uma democracia real, permitindo verdadeiramente a participação de todos.
“A Justiça Eleitoral nascida no primeiro Código Eleitoral Brasileiro, feminina em seu gênero, protagonista e pioneira, é oriunda do mesmo ventre que concebeu o voto das mulheres. O que empresta à Justiça Eleitoral os signos de universalidade e da fraternidade”, disse o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
