Campanha conscientiza sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero
Doença é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas tem cura em 95% dos casos
Apesar de ser prevenível, o câncer do colo do útero permanece sendo uma doença perigosa. A campanha Março Lilás foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do quarto tipo de tumor mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, pode ter cura em até 95% dos casos. Segundo a ginecologista e obstetra do Hapvida Maceió, Cláudia Pinto, esse tipo de neoplasia é caracterizada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, que é frequente em muitas mulheres.
“Na maioria das vezes, o HPV não causa câncer. No entanto, pode evoluir para tumores malignos quando ocorrem alterações celulares no organismo”, explica. Quando não tratada, a doença pode afetar outros órgãos e até levar à morte.
SINTOMAS INCLUEM DOR NA RELAÇÃO SEXUAL, SANGRAMENTO E CORRIMENTO VAGINAL
A ginecologista explica que o câncer do colo do útero pode apresentar vários sintomas, mas os mais comuns são dor durante ou após a relação sexual, sangramento vaginal anormal e corrimento com odor.
“As alterações podem ser descobertas durante o exame preventivo, conhecido como papanicolau. O médico também pode solicitar a colposcopia, que permite a visualização do colo do útero com mais precisão, além de biópsia”, informa Cláudia.
A médica do Hapvida Maceió destaca que a doença é rara em mulheres de até 30 anos e geralmente acomete pessoas de faixa etária entre 45 a 50 anos.
PREVENÇÃO
Dra. Cláudia reforça a importância de consultar o ginecologista regularmente. “Essa é a melhor forma de prevenção”, sentencia. A periodicidade para a visita ao médico visando a realização dos exames preventivos pode variar entre 6 a 12 meses, dependendo da idade e de fatores de risco do paciente.
Outra forma de evitar a doença é a vacina do HPV, especialmente se for aplicada antes do início da vida sexual. “O câncer do colo do útero tem cura e se preocupar com a sua prevenção é o primeiro passo para uma vida plena e saudável”, diz a ginecologista.
Últimas notícias
Homem é assassinado em bar na feira livre de Delmiro; suspeito foi preso
Diretor arremessa cadeira contra torcedores após jogo infantil de Handebol em Maceió
Festa dos 64 anos de Lagoa da Canoa reúne mais de 18 mil pessoas
Lula vem a Alagoas para reforçar candidatura de Renan Filho
Limoeiro de Anadia promove ação de conscientização contra violência à mulher
Governo e Discord vão à Justiça tentar acordo após ação de R$ 500 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
