Crescente ocupação de leitos para Covid reforça necessidade de cumprir medidas protetivas
Taxa de ocupação dos leitos gerais do Estado está em 64%
A Rede Pública de Saúde de Alagoas destinada ao enfrentamento à Covid-19 está estruturada com 896 leitos exclusivos para o tratamento da doença. As vagas estão distribuídas pelo território alagoano de maneira estratégica para atender toda a população, mas, em decorrência do avanço do novo coronavírus e com o aumento na taxa de ocupação de leitos, o número de vagas disponíveis vem diminuindo, e esse percentual já ultrapassou a casa dos 60%.São 577 leitos ocupados, o que representa 64% do total de vagas disponíveis exclusivamente para pacientes com a Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os leitos estão divididos em clínicos, intermediários e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e estão presentes em 16 cidades de Alagoas, distribuídos em unidades hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A taxa de ocupação dos leitos de UTI, onde os pacientes mais graves são internados, está próxima dos 70%, tendo atingido o percentual de 68%, de acordo com relatório da Sesau.
Para Álvaro Bulhões, coordenador médico do Hospital da Mulher (HM), o aumento do número de pacientes internados tem trazido preocupação para todos que estão na linha de frente contra a Covid-19. “Nos últimos dez dias, tivemos um aumento considerável na quantidade de pacientes, principalmente dos casos mais graves da doença. Tem sido um número acima do que esperávamos. E com todos esses leitos ocupados, pode gerar um colapso na rede de saúde pública e vários alagoanos ficariam sem atendimento”, informou o médico.
Medidas de proteção – O coordenador médico do Hospital da Mulher reforça que a população deve manter todas as medidas de proteção para reduzir o contágio e evitar que o número de vagas disponíveis continue caindo. “A alta na taxa de ocupação de leitos é um reflexo do relaxamento da população em relação às medidas protetivas. A população deve nos ajudar nesse momento de dificuldade, respeitando o distanciamento social, fazendo o uso da máscara e a constante higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70%”, reforçou.Para se ter uma ideia do aumento do contágio da Covid-19, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas também registraram acréscimo no número de ocorrências com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. Nos dois primeiros meses de 2021, o Samu Alagoas atendeu 1.192 casos, e entre os meses de janeiro e fevereiro houve um aumento de 14% nos chamados.
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
