Crescente ocupação de leitos para Covid reforça necessidade de cumprir medidas protetivas
Taxa de ocupação dos leitos gerais do Estado está em 64%

A Rede Pública de Saúde de Alagoas destinada ao enfrentamento à Covid-19 está estruturada com 896 leitos exclusivos para o tratamento da doença. As vagas estão distribuídas pelo território alagoano de maneira estratégica para atender toda a população, mas, em decorrência do avanço do novo coronavírus e com o aumento na taxa de ocupação de leitos, o número de vagas disponíveis vem diminuindo, e esse percentual já ultrapassou a casa dos 60%.São 577 leitos ocupados, o que representa 64% do total de vagas disponíveis exclusivamente para pacientes com a Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os leitos estão divididos em clínicos, intermediários e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e estão presentes em 16 cidades de Alagoas, distribuídos em unidades hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A taxa de ocupação dos leitos de UTI, onde os pacientes mais graves são internados, está próxima dos 70%, tendo atingido o percentual de 68%, de acordo com relatório da Sesau.
Para Álvaro Bulhões, coordenador médico do Hospital da Mulher (HM), o aumento do número de pacientes internados tem trazido preocupação para todos que estão na linha de frente contra a Covid-19. “Nos últimos dez dias, tivemos um aumento considerável na quantidade de pacientes, principalmente dos casos mais graves da doença. Tem sido um número acima do que esperávamos. E com todos esses leitos ocupados, pode gerar um colapso na rede de saúde pública e vários alagoanos ficariam sem atendimento”, informou o médico.
Medidas de proteção – O coordenador médico do Hospital da Mulher reforça que a população deve manter todas as medidas de proteção para reduzir o contágio e evitar que o número de vagas disponíveis continue caindo. “A alta na taxa de ocupação de leitos é um reflexo do relaxamento da população em relação às medidas protetivas. A população deve nos ajudar nesse momento de dificuldade, respeitando o distanciamento social, fazendo o uso da máscara e a constante higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70%”, reforçou.Para se ter uma ideia do aumento do contágio da Covid-19, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas também registraram acréscimo no número de ocorrências com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. Nos dois primeiros meses de 2021, o Samu Alagoas atendeu 1.192 casos, e entre os meses de janeiro e fevereiro houve um aumento de 14% nos chamados.
Últimas notícias
Justiça concede liberdade a influenciador acusado de agredir ex-companheira em Maceió

Agricultores do município de Japaratinga recebem sementes de milho e feijão

Casal é preso por ofensas racistas contra mulher na frente da polícia em Maceió

Homem sai para beber e é assassinado a tiros na zona rural do município de Taquarana

ICMBIo aplica mais de R$ 200 mil em multas de fiscalização na Costa dos Corais

Idosa é agredida pelo marido embriagado no município de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
