Secretário Thiago Prado diz que medidas punitivas já começaram
Internautas flagraram estabelecimentos funcionando depois das 20h nessa segunda-feira (08)
O novo decreto emergencial colocou Maceió na fase laranja do plano de distanciamento social controlado, na qual bares e restaurantes só podem funcionar das 6h às 20h de segunda à sexta, permitindo apenas o delivery. Porém, nessa segunda-feira (08), primeiro dia em que as novas medidas começaram a valer, internautas flagraram estabelecimentos funcionando depois do horário determinado, além de pessoas jogando vôlei na orla, nos trechos entre Pajuçara e Ponta Verde.
Em entrevista à TV Pajuçara nesta terça-feira (09), o secretário de Municipal De Segurança Comunitária E Convívio Social, Thiago Prado, disse que, a partir de agora, já serão iniciadas as medidas punitivas.
“As equipes da Semscs estavam realizando fiscalizações na parte alta da cidade durante a noite de segunda, nos bairros do Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária e no Conjunto Santos Dumont. Também foram ao Antares e ao Jacintinho. Mas não foram encontradas irregularidades. Em relação ao caso da parte baixa, só tomamos conhecimento da situação hoje”.
O secretário Thiago explicou que, sem o flagrante do poder público municipal, é feita uma notificação, para que o empresário eventualmente identificado possa exercer o direito de defesa e, só ao fim desse procedimento administrativo, é que se avalia a aplicação de alguma penalidade.
De acordo com o artigo 44 do código de vigilância sanitária, o cidadão ou pessoa jurídica que descumprir medidas do gênero poderá pagar uma multa que varia entre R$ 180 e R$ 19 mil. Em caso de estabelecimentos comerciais, estes podem ter o alvará de funcionamento cassado.
“Vale lembrar que esse é um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, por meio da parceria entre a Semscs, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil. Mas, neste momento, o poder público por si só não vai conseguir resolver esse problema, precisamos da colaboração da população”, ressaltou.
A população pode realizar denúncias de descumprimento do decreto por meio do Disque Denúncia 181; da PM, 190; ou pelo da própria Semscs, 98882-8064.
Últimas notícias
Feriadão provoca congestionamento intenso em Maceió no sentido Litoral Sul
Homem é flagrado pichando muro recém-pintado de cemitério em Maceió
Luau do Grupo São João Paulo II acontece neste sábado na Praia de Japaratinga
Primeiros 100 intercambistas de Alagoas iniciam trecho final rumo a Londres
First XML e mais 6 plataformas para Converter XML para PDF
Merendeira de Limoeiro de Anadia conquista 1º lugar em concurso regional
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
