Governo de Alagoas e ONU-Habitat ampliam acesso a dados sobre as grotas de Maceió
Painel das Grotas reúne cerca de 3100 mapas sobre as condições urbanas

Uma agenda que vem ganhando cada vez mais importância na administração pública é a de dados e informações. Aqui em Alagoas, o Governo do Estado já é referência no tema e tem priorizado, também, a ampliação dele para o aprimoramento das condições urbanas das grotas de Maceió. O resultado dessa parceria é o Painel das Grotas, plataforma interativa que reúne a maior série de dados sobre o tema no estado.
Disponível no Portal Alagoas em Dados, a ferramenta é parte de um grupo de painéis dinâmicos com informações que podem ser utilizadas para transformar a vida de muitos alagoanos. Para quem deseja entender mais aspectos da dinâmica das grotas da capital, a plataforma traz diversos dados e cerca de 3100 mapas sobre o assunto, tudo isso de forma personalizável.
“O painel funciona como diagnóstico geral e temático de fácil leitura e visualização das áreas de maior vulnerabilidade em relação à infraestrutura. Com isto, permite subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos, apontando quais áreas podem ser priorizadas para futuras intervenções e melhor aplicação de investimentos públicos”, explica a oficial nacional para o Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferretti.
Por meio da plataforma, é possível ter acesso a informações de infraestrutura e mobilidade, transporte, moradia, água, esgoto, drenagem, lixo, energia, iluminação, entre outras. Ao acessar o painel, que foi desenvolvido pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, o cidadão consegue obter todos esses dados de uma maneira interativa, aplicando filtros de busca e de visualização em gráficos e mapas e restringindo ou ampliando o panorama de informações das quais necessita.
“Nós ficamos extremamente felizes em ver o que produzimos em parceria com o Governo de Alagoas sendo disponibilizado gratuitamente para todas e todos os alagoanos de forma pioneira e fruto de muito esforço e dedicação da equipe da Seplag. Esperamos que os gestores, a academia e os diversos setores da sociedade se apropriem dessas informações e que elas sirvam como um instrumento potencializador de políticas públicas e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida dos maceioenses”, afirma Ferretti.
De acordo com o secretário do Planejamento e Gestão de Alagoas, Fabrício Marques, o intuito é justamente fazer com que as informações que já auxiliaram o governo a aprimorar as condições de vida nas grotas agora sejam também utilizadas por mais agentes que possam somar nessa mudança.
“A construção coletiva, a participação ativa social, é indispensável para que consigamos garantir mais avanços não só na capital alagoana, mas em todo o estado. Nosso intuito é que esses dados possam ir cada vez mais além e que sejam utilizados como base na proposição de políticas públicas assertivas para quem mais precisa”, pontua o titular da Seplag.
Para encontrar esses e outros dados sobre o estado, basta acessar o site dados.al.gov.br.
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
