Paciente com traumatismo foi diagnosticado com Covid-19 durante tratamento
Unidade de saúde esclareceu o ocorrido nesta quinta-feira
Circula nas redes sociais um vídeo onde um homem contesta o laudo médico, emitido pelo Hospital Geral do Estado (HGE), de uma das vítimas da Covid-19 em Alagoas. A gravação foi feita em Maceió e o paciente foi diagnosticado com Covid-19 durante tratamento de traumatismo cranioencefálico, segundo nota do hospital.
No vídeo, gravado em um cemitério no bairro do Benedito Bentes, o amigo do paciente segura o laudo médico e contesta o diagnóstico para a Covid-19. “O amigo nosso Carlinhos de Jesus faleceu simplesmente de um AVC e o laudo do HGE veio registrando Covid-19. Não tem nada a ver com isso. A família está sofrendo na expectativa de dar o último adeus ao Carlinhos. Isso é uma falta de respeito, não podemos mais aceitar isso”, afirma o homem.
O laudo mostrado no vídeo é verdadeiro, mas as declarações do homem que aparece no vídeo foram desmentidas pelo Hospital Geral do Estado (HGE), por meio de nota. O hospital esclareceu que o paciente José Carlos Silva, de 64 anos, chegou à unidade no dia 6 de março após uma queda causada por crise convulsiva, o que resultou em traumatismo cranioencefálico grave. O diagnóstico para Covid-19 aconteceu durante o período de tratamento na UTI.
“Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), durante investigação e monitoramento do quadro clínico, além do tratamento específico do traumatismo cranioencefálico, a equipe médica também solicitou o teste RT-PCR, que detectou a presença do vírus SARS-CoV-2. A morte encefálica foi diagnosticada no último dia 14 de março e, mediante o resultado do teste, a infecção da Covid-19 foi inserida no relatório de encaminhamento do corpo”, detalha o HGE na nota.
O hospital também informou que está disponível para fazer os esclarecimentos aos familiares. “A Gerência do hospital se põe disponível aos familiares para mais esclarecimentos e lamenta a perda do ente querido. Também recorda que, durante o período de transmissão comunitária da Covid-19, é importante o reforço das medidas de prevenção, que inclui a diminuição do risco de agravos”.
“Dinheiro para o estado”
Sobre a declaração de que o diagnóstico para a Covid-19 seria para “o governador receber dinheiro”, o Ministério da Saúde já esclareceu que não há custeio por mortes registradas.
"O Ministério da Saúde informa que não repassa verba para registro de morte. A pasta realiza o repasse de recursos para ações e serviços públicos de saúde. Esta verba é usada por secretarias estaduais e municipais de saúde para custeio dos serviços, aquisição de insumos básicos para o funcionamento dos postos de saúde e de hospitais, por exemplo, além de proporcionar equipamentos e recursos humanos a estados e municípios”, explicou o órgão.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça que qualquer cidadão pode conferir a origem dos recursos recebidos e onde estão sendo aplicados por meio de uma página exclusiva dentro do Portal da Transparência.
Confira abaixo a nota do HGE na íntegra
Nota de Esclarecimento
Atendimento a José Carlos Silva
O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que o paciente José Carlos Silva, de 64 anos, foi admitido no dia 6 de março de 2021, às 9h34, em decorrência de queda da própria altura, causada por crise convulsiva, que culminou em traumatismo cranioencefálico grave.
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), durante investigação e monitoramento do quadro clínico, além do tratamento específico do traumatismo cranioencefálico, a equipe médica também solicitou o teste RT-PCR, que detectou a presença do vírus SARS-CoV-2. A morte encefálica foi diagnosticada no último dia 14 de março e, mediante o resultado do teste, a infecção da Covid-19 foi inserida no relatório de encaminhamento do corpo.
A Gerência do hospital se põe disponível aos familiares para mais esclarecimentos e lamenta a perda do ente querido. Também recorda que, durante o período de transmissão comunitária da Covid-19, é importante o reforço das medidas de prevenção, que inclui a diminuição do risco de agravos.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Últimas notícias
Utilidade pública: Central do Samu 192 está temporariamente fora do ar
TRE-AL inaugura Espaço Kids no Fórum Eleitoral de Maceió
Rafael Brito aprova projeto que beneficia pessoas em tratamento do câncer
Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas
Trabalhador cai de laje em Arapiraca e é levado ao Hospital de Emergência
Procon Maceió realiza mutirão de audiências de conciliação em parceria com a Estácio
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
