Prefeitura reforça regras de funcionamento de ambulantes e food trucks na fase vermelha
Novas regras começam a valer na sexta-feira (19)
A partir dessa sexta-feira (19), os maceioenses terão mudanças nas medidas de distanciamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. A partir disso, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) reforça as regras de funcionamento de ambulantes, proprietários de food trucks e permissionários durante a fase vermelha. As determinações valem a partir de 00h, seguindo o Decreto Estadual Nº 73.650, de 15 de março de 2021.
Para garantir o cumprimento das medidas, a Secretaria seguirá com ações de fiscalização em toda a cidade. “Temos um calendário de vigilância diário, com orientações e, quando necessário, interdições. Com as rondas, percebemos que os comerciantes têm se mostrado cada vez mais responsáveis e colaborativos com as restrições. Através de um trabalho em conjunto, tenho certeza que vamos garantir a segurança de todos e combater o avanço da pandemia”, declarou o secretário da Semscs, Thiago Prado.
As regras são as seguintes:
Aplicam-se aos boxes de mixes e quiosques da orla as mesmas regras estabelecidas para bares e restaurantes. Eles podem funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Deste modo, fica vedada a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores e o funcionamento no sábado e no domingo, conforme artigo 5º do decreto.
As bancas de revistas da orla marítima também não poderão funcionar aos sábados e domingos.
Os ambulantes da faixa de areia da praia e do calçadão poderão funcionar de segunda a sexta-feira, por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Deste modo, fica vedada a disponibilização de mesas, cadeiras e guarda-sóis para os consumidores. Fica vedado o funcionamento no sábado e domingo.
Os ambulantes que comercializam produtos que não sejam alimentos nem bebidas na orla poderão funcionar somente de segunda a sexta-feira.
Ambulantes das demais áreas da cidade, que não se encontrem em área de praia e lagoa, poderão funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Fica proibida a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores.
Food trucks e food trailers em área pública poderão funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Não será permitida a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores. A partir das 21h, poderão funcionar apenas na modalidade delivery (Artigo 6º).
A Feirinha de Artesanato da Pajuçara pode funcionar das 10h às 18h, menos aos sábados, domingos e segundas-feiras.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
