Prefeitura reforça regras de funcionamento de ambulantes e food trucks na fase vermelha
Novas regras começam a valer na sexta-feira (19)
A partir dessa sexta-feira (19), os maceioenses terão mudanças nas medidas de distanciamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. A partir disso, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) reforça as regras de funcionamento de ambulantes, proprietários de food trucks e permissionários durante a fase vermelha. As determinações valem a partir de 00h, seguindo o Decreto Estadual Nº 73.650, de 15 de março de 2021.
Para garantir o cumprimento das medidas, a Secretaria seguirá com ações de fiscalização em toda a cidade. “Temos um calendário de vigilância diário, com orientações e, quando necessário, interdições. Com as rondas, percebemos que os comerciantes têm se mostrado cada vez mais responsáveis e colaborativos com as restrições. Através de um trabalho em conjunto, tenho certeza que vamos garantir a segurança de todos e combater o avanço da pandemia”, declarou o secretário da Semscs, Thiago Prado.
As regras são as seguintes:
Aplicam-se aos boxes de mixes e quiosques da orla as mesmas regras estabelecidas para bares e restaurantes. Eles podem funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Deste modo, fica vedada a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores e o funcionamento no sábado e no domingo, conforme artigo 5º do decreto.
As bancas de revistas da orla marítima também não poderão funcionar aos sábados e domingos.
Os ambulantes da faixa de areia da praia e do calçadão poderão funcionar de segunda a sexta-feira, por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Deste modo, fica vedada a disponibilização de mesas, cadeiras e guarda-sóis para os consumidores. Fica vedado o funcionamento no sábado e domingo.
Os ambulantes que comercializam produtos que não sejam alimentos nem bebidas na orla poderão funcionar somente de segunda a sexta-feira.
Ambulantes das demais áreas da cidade, que não se encontrem em área de praia e lagoa, poderão funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Fica proibida a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores.
Food trucks e food trailers em área pública poderão funcionar por serviço de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas. Não será permitida a disponibilização de mesas e cadeiras para os consumidores. A partir das 21h, poderão funcionar apenas na modalidade delivery (Artigo 6º).
A Feirinha de Artesanato da Pajuçara pode funcionar das 10h às 18h, menos aos sábados, domingos e segundas-feiras.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
