Sefaz e Sedetur enviam carta às empresas de aplicativos para avaliar redução de taxas aos trabalhadores
Medida contempla os serviços em delivery, encomendas e locomoção de passageiros

As Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) enviaram, nessa terça-feira (16), Carta Conjunta Nº 001/2021 às empresas de aplicativos com prestação de serviços em delivery, encomendas e locomoção de passageiros. O intuito foi reduzir as taxas aos trabalhadores que atualmente utilizam a plataforma como meio de sustento, buscando soluções sensíveis à realidade de pessoas, comerciantes, empresários e produtores que têm sofrido com os impactos na economia devido a Covid-19.
Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, foram intensificados os cuidados e a atenção aos protocolos e recomendações expedidas pelos órgãos públicos e autoridades competentes, a fim de proteger o cidadão e preparar o estado para uma retomada gradativa de suas atividades econômicas e diárias.
"Todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia do novo Coronavírus até agora visam reduzir drasticamente a proliferação de casos suspeitos, casos confirmados e óbitos em Alagoas. Assim, julgou-se necessário reduzir a circulação de pessoas e propor ações mais restritivas no sentido de barrar o avanço da disseminação da doença. Com isso, deve-se aumentar ainda mais a procura por serviços em delivery, o que nos impulsionou a refletir sobre medidas que ajudasse a população, os prestadores desse trabalho e as empresas do ramos", explica o secretário da Fazenda, George Santoro.
Como consequência deste momento, os serviços considerados não essenciais, a exemplo de bares e restaurantes, tiveram seu funcionamento parcialmente vedado, o que fez crescer a demanda por empresas de aplicativo, que se consolidaram como alternativa para prestação de serviços neste momento.
No documento, é mencionado que os aplicativos Uber Eats, Ifood, Rappi possuem grande importância na configuração atual, sendo utilizados por milhares de pessoas em todo o Estado, seja pelo medo de contaminação ou pelas recomendações de fechamento de estabelecimentos físicos ou restrições de horários. Neste sentido, há exemplos também de plataformas que contemplam viagens, entregas de encomendas e demais serviços, como Uber, 99app, Easy Táxi.
“A pandemia criou crescimento de alguns mercados, um deles foi exatamente dos aplicativos de Delivery de comida e viagens. Era importante que essas grandes empresas e instituições que trabalham nesse momento difícil da humanidade possam dar retorno àqueles que vivem e labutam dessa atividade. Por isso, estamos propondo que esses empreendimentos reduzam suas taxas, ajudando aos trabalhadores que vivem que atualmente usam essas plataformas como único meio de sustento e renda para suas famílias”, evidencia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
Ressalta-se ainda na carta que com a crise de saúde instaurada, tendo impactos diretos na economia mundial, é imprescindível que todos os setores, públicos e privados caminhem com responsabilidade social. "Estamos num momento de grandes expectativas e incertezas, nas quais a colaboração de todos é necessária".
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
