Governo entrega primeiros 500 cartões do programa Criança Alagoana
Em Maceió a população poderá optar por retirar o seu cartão em três polos distintos
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) deu início à distribuição dos primeiros 500 Cartões CRIA, a partir desta segunda-feira (22), para todas as famílias cadastradas no Programa Criança Alagoana. Os cartões poderão ser coletados em três pontos distintos da capital a partir das 8h às 14h
Os beneficiados deverão procurar o Restaurante Popular Prato Cheio, localizado na Rua Jussara, 195, no Bairro do Benedito Bentes. A Comunidade Espírita Nosso Lar, que fica na Avenida Senador Rui Palmeira, 2711, no Vergel do Lago. Por fim, na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), localizada na Rua Comendador Calaça, 1399, no bairro do Poço.
O secretário de Assistência Social do Estado de Alagoas, Silvio Bulhões, comentou os objetivos a serem alcançados com o lançamento do programa em Alagoas.
“O programa criança alagoana é um programa macro, que engloba uma série de ações, dentre elas o cartão cria, lançado em Fevereiro. É um programa de transferência de renda que tem como o objetivo o desenvolvimento integral da primeira infância através do auxílio financeiro no valor de 100 reais mensais. A gente espera atender 180 a 190 mil famílias aqui em Alagoas”, comentou Silvio.
O programa Criança Alagoana servirá sobretudo para acompanhar o desenvolvimento da primeira infância de milhares de crianças em todo o Estado. Realizando o acompanhamento desde o pré-natal, seguindo com a gestação e o desenvolvimento nutricional das mães e crianças.
Com o investimento de R$ 18 milhões mensais e R$ 220 milhões anuais, a estimativa é a de atender de 30 a 50 mil famílias somente em Maceió. Neste mês o cadastramento no programa estará aberto exclusivamente para mães em gestação e posteriormente abrirá para famílias com crianças de até dois anos no mês de Abril e posteriormente para famílias com crianças de seis anos.
“Hoje estando gestante a pessoa deve procurar o CRAS da sua região, portando o número do Nis, documento de identificação, comprovante de residência e a caderneta da gestante. Até o dia 31 de março somente gestantes poderão se inscrever e a partir de Abril famílias com crianças de dois anos de idade, e a partir de maio crianças menores de 6 anos”, explicou o Secretário Sílvio Bulhões.
As famílias cadastradas no programa neste momento, deverão receber os seus Cartões Cria e o pagamento do seu auxílio até o mês de maio deste ano. A próxima leva dos cartões deverá ser entregue à população através do correio.