Municípios respondem Manifestação de Interesse e quantitativo de doses ultrapassa 500 mil
Mais de trinta municípios aderiram à Manifestação
Mais de trinta municípios parceiros do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (CONISUL) responderam à Manifestação de Interesse para aquisição de vacinas contra a Covid-19, lançada pelo Consórcio no início de março. O volume de municípios e o quantitativo de imunizantes ultrapassou o percentual mínimo de 500 mil doses, fato que foi comemorado pela direção da instituição.
Responderam a Manifestação os municípios de Campo Alegre, Belo Monte, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Roteiro, Quebrangulo, Teotônio Vilela, Viçosa, Pilar, Porto Real do Colégio, Coruripe, Arapiraca, Junqueiro, Olho d’ Água das Flores, Cacimbinhas, Penedo, Igaci, Jequiá da Praia, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Boca da Mata, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Belém, Maragogi, São Brás, Coité do Nóia, Girau do Ponciano e Rio Largo.
Além das prefeituras já vinculadas, o CONISUL recebeu manifestações de outros municípios, que avaliam adesão para compra dos imunizantes. “Trata-se de um esforço conjunto dos municípios, que unidos reivindicam o acesso da população as vacinas, a imunização em massa e o retorno total das atividades sociais e econômicas”, destaca o superintendente, Marcius Beltrão.
No último dia 15, a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – reuniu prefeitos, secretário de Saúde Alexandre Ayres, Cosems, presidência do CONISUL e secretários de saúde, e voltou a discutir ações permanentes da vacinação da Covid-19. Para manter essa atualização foi criado um grupo para aproximar o diálogo entre prefeitos e Estado e acelerar o processo de imunização e possíveis entraves.
A AMA reforçou os ajustes necessários no sistema do Programa Nacional de Vacinação (PNI), para que cada município apresente o andamento da imunização. Dentro do cronograma, a ideia é acelerar a disponibilidade de doses para população. A compra consorciada da vacina foi ponto de discussão da reunião.
O presidente Marcelo Beltrão, afirmou que o Consórcio poderá ser um instrumento na compra de vacinas, caso o governo federal faça essa liberação sem infringir as leis 14.124 e 14125/ 2021 que são claras na orientação do Programa Nacional de imunizações (PNI).
Últimas notícias
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
