'Kit intubação' só poderá ser exportado com autorização
Anvisa aumentou lista de itens que precisam de consulta para venda. Oxigênio segue na relação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (31), que remédios do chamado "kit intubação", necessários para intubar pacientes, só poderão ser vendidos para fora do país com autorização prévia da agência. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O oxigênio medicinal e as vacinas para a Covid-19, que já necessitavam de autorização prévia da Anvisa para serem exportados desde o início do mês, permanecem na lista de substâncias que precisam de permissão. A medida foi justificada pela necessidade dessas substâncias no combate à pandemia.
Equipes de saúde ao redor do país têm relatado falta tanto de oxigênio como dos medicamentos do "kit intubação", usados no cuidado a pacientes com Covid grave.
O texto desta quarta-feira altera uma resolução de março do ano passado da agência, que determinava que medicamentos do chamado "kit Covid" – como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina – também necessitavam de autorização prévia para exportação. Esses medicamentos continuam na lista dos que precisam dessa autorização, apesar de já ter sido comprovado que eles não são eficazes para tratar a Covid.
‘Precisamos é de kit intubação e oxigênio’: o apelo de médicos em cidade que liberou ‘kit Covid’
Veja lista de medicamentos e substâncias que necessitarão de autorização prévia para exportação:
1. oxigênio medicinal
2. vacinas contra a Covid
3. nitazoxanida, cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina ("kit Covid")
4. fentanil, midazolam, etossuximida, propofol, pancurônio, vecurônio, rocurônio, succinilcolina, heparina sódica suína, heparina sódica bovina, enoxaparina sódica e dexmedetomidina, na forma de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto acabado ("kit intubação")
5. insumos farmacêuticos ativos, sais, éteres e ésteres dessas substâncias.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
