Estudo aponta que 55% dos alagoanos precisam se vacinar
Até 22 de março, último dia da pesquisa, apenas 1,7% da população do estado havia sido vacinada
Foi publicado pelo Jornal O Globo, nesta quarta-feira (31), um estudo do Grupo Ação Covid-19 que indica qual porcentagem da população deve ser vacinada para que a curva de crescimento dos casos de coranavírus se reverta. De acordo com o estudo, Alagoas precisa vacinar 55% de sua população.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de fevereiro e 22 de março.
Os gráficos mostram quanto da população já foi vacinada. O estudo indica que Alagoas tem um longo caminho a percorrer, com a marca de 1,7% de pessoas imunizadas. O estado com maior índice de vacinação até o momento Mato Grosso do Sul, com 3,3%.
Além disso, a taxa de reprodução da doença estimada no estado é de 1,39. Isso indica que 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 139.
De todo o Brasil, Tocantins é o estado que mais necessita da vacinação, com uma porcentagem de 83% e uma taxa de reprodução de 1,72.
De acordo com os pesquisadores do estudo, a distribuição de doses deveria ser feita pelo critério de urgência — e não proporcionalmente à população do grupo prioritário, como é feito atualmente. Segundo Carniel, essa é uma questão de equidade.
"O que transparece nesse estudo é a necessidade de uma distribuição diferenciada das vacinas, de estado para estado, a cada momento da pandemia", afirma a especialista. "Considerando a escassez de vacinas, seria preciso priorizar estados com maior necessidade de controle da transmissão do vírus e focar os esforços de distribuição de imunizantes".