A cada 10 testes realizados em Alagoas, 4 dão positivo para Covid-19
Sesau realizou mais de 370 mil testes desde o início da pandemia

Um ano após o Ministério da Saúde enviar os primeiros testes, as unidades de testagem do Governo de Alagoas chegaram a marca de 371.798 testes feitos para detecção do novo coronavírus, segundo dados disponibilizados pelo Painel Covid-19, mantido com informações da Secretaria de Estado da Saúde.
Deste total de testes feitos até essa terça-feira (06), 215 mil foram de pessoas que testaram negativo para a Covid-19, enquanto 156 mil dos testes realizados deram positivo para doença, representando 58% e 42%, respectivamente, de acordo com a análise da Agência Tatu.
Esse número aponta que a cada 10 pessoas testadas nas unidades do estado ou análise feitas pelo Laboratório Central de Alagoas, 4 apresentam resultado positivo. Outros 9.269 mil casos estão em investigação.
Como realizar o teste para detectar Covid-19
Para realizar o teste da Covid-19, os alagoanos podem ir às três Centrais de Triagem, localizadas no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, e no Ginásio João Paulo II, na Praça Ceci Cunha, em Arapiraca.
De acordo com a Sesau, as três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Mas, o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus só é prescrito caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias, além de estar portando um comprovante de residência, documento de identificação com foto e o Cartão SUS.
Sobre os outros municípios do interior, em contato com a reportagem da Agência Tatu, a assessoria de comunicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas enviou uma nota que versa que os testes são coletados em Centros de Atendimento à Covid-19 ou em Unidades de Saúde organizados para prestar tal atendimento em cada município. Ainda segundo a nota, as amostras de secreção de nasofaringe são mantidas em refrigeração (2°C a 8°C) e enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).
A população também pode fazer o teste para detecção em algumas farmácias. O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), disponibiliza, desde junho de 2020, uma lista com estabelecimentos comerciais em Maceió e no interior.
A reportagem questionou a Secretaria de Saúde sobre a capacidade diária de análise do Lacen, o procedimento adotado bem como o tempo médio de resultado, mas até o fechamento desta matéria não houve respostas.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
