FMAC faz restauração em escultura de Javali da praça Dois Leões
Após recuperação, o monumento será devolvido à Praça Dois Leões
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) recebeu para restauro nesta sexta-feira (9) a escultura de um javali que estava na Praça Dois Leões, em Jaraguá. O monumento, que faz parte do patrimônio histórico, artístico e cultural da Prefeitura de Maceió, estava sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), após ter sido depredado e retirado da praça.
A Sudes enviou, no dia 8 de abril, um ofício à FMAC em que solicita a recuperação da escultura, que deve ficar a cargo do artista plástico e restaurador Jobson Galvão de Souza.
Restauro – A presidenta da FMAC, Mírian Monte, encaminhou à Coordenação de Orçamento e Finanças um pedido de informações sobre a possibilidade de realizar o restauro da obra, tendo em vista a previsão orçamentária da Fundação para 2021. Nesta sexta-feira (9), ela autorizou o setor de Políticas Culturais da FMAC a tomar as providências necessárias para recuperar a estátua com recursos financeiros provenientes do orçamento da Fundação. O orçamento do Município de Maceió ainda não foi aprovado pela Câmara de Vereadores
Desaparecimento – Testemunhas contam que na noite do 13 de outubro de 2020, a escultura do javali foi depredada. Funcionários e albergados da Casa de Passagem São Vicente levaram a estátua até o albergue para evitar que a escultura fosse furtada. No dia 16 de outubro de 2020, a Sudes recuperou a escultura.
O monumento do javali veio da França para Maceió em 1906, junto a outras esculturas de animais, como um tigre, um leão e um lobo, que foram instalados na Praça Dois Leões, no Jaraguá.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
