FMAC faz restauração em escultura de Javali da praça Dois Leões
Após recuperação, o monumento será devolvido à Praça Dois Leões
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) recebeu para restauro nesta sexta-feira (9) a escultura de um javali que estava na Praça Dois Leões, em Jaraguá. O monumento, que faz parte do patrimônio histórico, artístico e cultural da Prefeitura de Maceió, estava sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), após ter sido depredado e retirado da praça.
A Sudes enviou, no dia 8 de abril, um ofício à FMAC em que solicita a recuperação da escultura, que deve ficar a cargo do artista plástico e restaurador Jobson Galvão de Souza.
Restauro – A presidenta da FMAC, Mírian Monte, encaminhou à Coordenação de Orçamento e Finanças um pedido de informações sobre a possibilidade de realizar o restauro da obra, tendo em vista a previsão orçamentária da Fundação para 2021. Nesta sexta-feira (9), ela autorizou o setor de Políticas Culturais da FMAC a tomar as providências necessárias para recuperar a estátua com recursos financeiros provenientes do orçamento da Fundação. O orçamento do Município de Maceió ainda não foi aprovado pela Câmara de Vereadores
Desaparecimento – Testemunhas contam que na noite do 13 de outubro de 2020, a escultura do javali foi depredada. Funcionários e albergados da Casa de Passagem São Vicente levaram a estátua até o albergue para evitar que a escultura fosse furtada. No dia 16 de outubro de 2020, a Sudes recuperou a escultura.
O monumento do javali veio da França para Maceió em 1906, junto a outras esculturas de animais, como um tigre, um leão e um lobo, que foram instalados na Praça Dois Leões, no Jaraguá.
Veja também
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
