Conheça o Cantalagoas: o primeiro festival de canto lírico de Alagoas
Evento trará rodas de conversas, palestras e apresentações de talentos locais
Se “cantar é mover o dom”, como diz Djavan, em Alagoas, temos diversos profissionais que usam toda a potência desse dom numa das expressões mais complexas e belas dessa arte: o canto lírico. E é visando valorizar exatamente este estilo que se realiza o I Cantalagoas – Festival Alagoano de Canto Lírico, em parceria com a Escola Técnica de Artes da UFAL (ETA). Com apoio da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc, o evento é gratuito e acontece do dia 10 ao dia 14 de maio, no formato online via Instagram, Facebook e Youtube.
Com o objetivo de movimentar a cena lírica local e nacional, o festival traz oportunidade de apresentações, debates e formação aos cantores líricos, pianistas, professores de canto e, também, ao público geral que tem afinidade ou curiosidade com o mundo artístico e com a música clássica.
Para Baixo-Barítono alagoano Fellipe Oliveira, diretor-geral e idealizador do evento, o Cantalagoas é uma grande oportunidade para esse segmento da música aqui no estado. "Queremos trazer o conhecimento técnico, abordando também as possibilidades de mercado para encorajar os jovens artistas alagoanos e os que no futuro venham trilhar esse caminho musical. Também esperamos fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva dessa indústria criativa aqui em Alagoas, além de mostrar como a indústria funciona e promover concertos durante todos os dias de evento”, explica.
Realizado em um formato online e inovador, o I Cantalagoas conta com a participação de profissionais referência de Alagoas, do Brasil e do mundo. O público poderá assistir uma Masterclass – famosas aulas dadas por um especialista – e um concerto com uma das mais promissoras sopranos da atualidade, a brasileira Ludmilla Bauerfeldt, formada na prestigiosa Accademia del Teatro Alla Scala de Milão e vencedora do lendário Prêmio Maria Callas em Atenas, e com o pianista e maestro André dos Santos, formado no Atelier Lirique da famosa Ópera de Paris.
O evento prossegue com palestras no Instagram com Michel de Souza, barítono brasileiro que passou pelo programa jovens artistas da Royal Opera House de Londres, e pelo tenor brasileiro de maior carreira internacional da atualidade, o paraense Atalla Ayan, figura habitual nas maiores casas de ópera mundo a fora.
Mesas redondas discutindo temas como a saúde do cantor lírico, empreendedorismo musical e cultural, os desafios para o palco cênico e a carreira artística também estão na programação e traz as participações locais da atriz mais prestigiada do teatro alagoano Ivana Iza e do fonoaudiólogo especialista e pesquisador em voz Dr. Geová Amorim. Ao fim de cada dia de evento, o público terá acesso às apresentações de cantores líricos da terra.
O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultural Federal, do Ministério do Turismo Federal e do Governo Federal. Para mais informações, acesse o Instagram @festivalcantalagoas.
SERVIÇO
Festival Cantalagoas – I Encontro de Canto Lírico da ETA/UFAL
Horário: Do dia 10 ao dia 14 de maio, das 11 às 20h
Local: Disponível no Instagram, Facebook e YouTube
Contato: [email protected]
Últimas notícias
Governador destaca Hospital Metropolitano do Agreste e novos investimentos para Arapiraca
Paulo Dantas abre ano legislativo e destaca obras, hospitais e crescimento econômico em Alagoas
Criança morre após ser soterrada e outra fica ferida em desabamento de barreira em Roteiro
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Carnaval 2026 em AL registra queda histórica de homicídios e nenhum caso de feminicídio
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
