Pesquisa revela que pressão alta atinge um em cada quatro brasileiros adultos
Abril é o mês de combate à doença, que na maioria das vezes, é assintomática
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma das doenças mais comuns do Brasil. Com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção e tratamento adequado dessa patologia, o mês de abril foi escolhido como o mês nacional de combate à hipertensão arterial.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão afeta um em cada quatro brasileiros adultos no país. A doença ocorre quando existe um aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. As principais causas são obesidade, histórico familiar, consumo excessivo de sódio, estresse e envelhecimento.
MAIORIA DOS CASOS SÃO ASSINTOMÁTICOS
O cardiologista do Sistema Hapvida Maceió, José da Silva Leitão, explica que é considerada hipertensa uma pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).
“Na maioria das vezes, a hipertensão arterial não provoca nenhum sintoma e, quando isso ocorre, significa que o paciente já pode ter tido o comprimento de algum órgão. Isso é perigoso porque, sem um controle adequado, a pressão alta aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como AVC, infarto, insuficiência cardíaca e renal”, alerta.
Em casos sintomáticos, o médico destaca alguns sinais como tontura, dor de cabeça, visão turva, dor no peito e zumbido no ouvido.
DOENÇA ATINGE CADA VEZ MAIS JOVENS
Para diagnosticar ou até mesmo prevenir a hipertensão, a recomendação é consultar um cardiologista, pelo menos, uma vez por ano. “Também é muito importante a verificação adequada e rotineira da pressão arterial”, complementa o especialista.
José Leitão também esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe uma idade mínima para desenvolver a doença que é considerada crônica e não tem cura. “Temos observado um número cada vez mais alto de jovens com hipertensão e isso se dá pelo sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados”, ressalta.
Segundo o médico, a prevenção da doença passa pela prática regular de atividades físicas e dieta equilibrada.
PANDEMIA PEDE ATENÇÃO ESPECIAL AOS HIPERTENSOS
O cardiologista também chama a atenção para a importância de as pessoas com hipertensão redobrarem os cuidados com a Covid-19, já que pacientes com doenças crônicas tendem a apresentar formas mais graves do novo coronavírus.
“Por ser uma doença inflamatória e trombogênica, a Covid-19 pode agravar ainda mais o quadro clínico do infectado. Mais do que nunca, é importante continuar seguindo o tratamento e fazer o uso contínuo da medicação receitada pelo médico. Prevenir e tratar a doença, e diagnosticá-la de maneira precoce é fundamental”, conclui o cardiologista.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
