Abril Marrom: campanha alerta para a prevenção de doenças que causam cegueira
Perda da visão afeta 1,2 milhão de brasileiros, mas maioria dos casos são evitáveis, segundo oftalmologista

Abril é o mês de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que causam cegueira. De acordo com o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, a perda da visão afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil, mas cerca de 80% dos casos são evitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cegueira é uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar e, segundo o oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió, Cleovan Almeida, a melhor maneira de prevenir a ocorrência é com a realização de exames de rotina com um médico.
PRINCIPAIS DOENÇAS QUE CAUSAM CEGUEIRA
Cleovan explica que várias doenças podem levar à cegueira, mas as mais comuns são o glaucoma, catarata, retinopatia diabética e a ambliopia. O glaucoma provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento visual.
A catarata é comum em pessoas acima dos 55 anos e causa a opacificação do cristalino. “Ela pode cegar se a cirurgia não for realizada a tempo”, destaca o especialista. A retinopatia diabética, por sua vez, ocorre devido ao excesso de açúcar no sangue que danifica os vasos sanguíneos da retina. Já a ambliopia, também chamada de “olho preguiçoso”, é caracterizada pela baixa visão que não é corrigida com óculos.
“É um problema sério que, muitas vezes, pode passar despercebido pela criança ou pelos pais. Se não tratado de maneira precoce, pode deixar sequelas que afetarão o pequeno por toda a vida”, ressalta o oftalmologista.
CONSULTA AO OFTALMOLOGISTA E FATORES DE RISCO
O médico afirma que o cuidado com a saúde dos olhos deve começar ainda na infância e perdurar até a melhor idade. “Crianças de até dois anos precisam ser avaliadas por um oftalmologista de seis em seis meses, e, a partir dessa faixa etária, uma vez ao ano”, informa.
O especialista destaca que pessoas que possuem algum fator de risco devem redobrar a atenção e estar sempre atentas a qualquer sintoma ou alteração na visão. “O paciente que tem diabetes, por exemplo, deve ter atenção especial visto que elevados níveis de açúcar no sangue podem desencadear várias doenças oculares”.
O oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió explica, ainda, que o prognóstico pode ser ainda mais grave se o paciente apresentar hipertensão e colesterol alto (hipercolesterolemia). Outros fatores de risco que podem levar à cegueira incluem trauma, nascimento prematuro, pessoas que trabalham com produtos químicos, pessoas com graus altos de miopia e idade.
“Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para a adoção de medidas preventivas. Consulte o seu oftalmologista regularmente. Quem cuida da saúde se preocupa com a vida. Faça isso por você”, finaliza o médico.
Últimas notícias

Julho no Theatro: Programação diversificada traz novidades para Penedo até o final do mês

Governo de Alagoas abre inscrições para programa de estágio com reserva de 10% de vagas para PcDs

Quadrilha Saia de Renda disputa acesso ao Grupo Especial da Liqal

Deputado Fabio Costa celebra 23 anos na segurança pública de Alagoas

PT Alagoas escolhe novo presidente neste domingo; clima interno é de CRB x CSA

PGR vira empecilho para Lira e barra queixa-crime contra Renan Calheiros
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
